Economia Homepage Newsletter

INE confirma inflação de 8,0% em maio

Por a 14 de Junho de 2022 as 15:56

retalhoO Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou um aumento de 8,0% em maio de 2022, na comparação homóloga, taxa superior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à observada em abril, a mais elevada desde 1993, confirmou, esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de ter divulgado, a 31 de maio, a Estimativa Rápida.

O indicador de inflação subjacente, que representa o IPC com a exclusão de produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma subida de 5,6% em maio, na comparação com igual período do ano anterior. A taxa de 5,6% é superior em 0,6 p.p. à verificada em abril, sendo o valor mais elevado desde 1994.

Os bens energéticos registaram uma subida homóloga de 27,3%, em maio, superior ao crescimento homólogo de 26,7% verificado em abril, sendo o valor mais elevado desde 1985.

Os produtos alimentares não transformados, por seu turno, apresentaram um crescimento de 11,6% em termos homólogos, valor superior aos 9,4% observados em abril.

“Por classes de despesa e face ao mês precedente, são de destacar os aumentos das taxas de variação homóloga das classes da Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e das Bebidas alcoólicas e tabaco, com variações de 13,4% e 2,8%, respetivamente (10,2% e 0,6% no mês anterior). Em sentido oposto, os Transportes e as Comunicações apresentaram uma diminuição da taxa de variação homóloga para 10,8% e 2,2% respetivamente”, pode ler-se no documento.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), indicador usado para estabelecer comparações entre os países da União Europeia, subiu 8,1% em maio, uma taxa superior em 0,7% p.p. à observada em abril, sendo o terceiro mês consecutivo em que é ultrapassado o valor mais elevado verificado em Portugal desde o início da série do IHPC, em 1996.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *