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Exportações do Lidl valem 2% das das vendas nacionais de produtos alimentares para a UE

Por a 8 de Junho de 2022 as 18:03
Bruno Pereira. administrador_de_compras do Lidl Portugal

Bruno Pereira. administrador de compras do Lidl Portugal

As exportações do Lidl tiveram um peso de 2% das vendas nacionais de produtos alimentares para países da União europeia em 2021, um crescimento face ao 1,2% de 2020, segundo o “Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional”, da autoria da KPMG.

O Lidl exportou para 29 países com presença da insígnia na Europa, sendo que, por cada 1 euro gasto em produtos destinados à exportação, foram gerados 1,87 euros na economia portuguesa.

O estudo foi apresentado, nesta quarta-feira, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém. “Os valores deste estudo realizado pela KPMG ilustram o nosso empenho em Portugal e a vontade de levar mais longe o que de melhor produzimos no nosso país, conquistando pela qualidade consumidores cada vez mais informados e exigentes de todos os lugares da Europa. Fazemo-lo em conjunto com os nossos fornecedores parceiros, com quem caminhamos lado a lado, abraçando os desafios inerentes que nos são colocados”, realça Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, citado em comunicado.

“Ficamos muito satisfeitos com estes números, que não deixam de ser um grande desafio para o futuro que, como é nosso hábito, estamos prontos para abraçar”, acrescenta.
Através dos produtos destinados à exportação foram criados cerca de quase 4600 empregos em Portugal, de forma indireta, representando um aumento de 98 postos de trabalho em relação a 2020. O estudo, por outro lado, indica que 40% dos fornecedores dizem que aumentaram o número de colaboradores devido às exportações com o Lidl.

 

Das empresas exportadoras, 82% são PMEs, tendo 53% dos fornecedores sido introduzidos em 2021. No ano passado, o Lidl Portugal promoveu a exportação de 22.000 toneladas de frutas e legumes, 67 milhões de unidades de padaria e pastelaria, 8.000 toneladas de legumes e leguminosas enlatados, 16.000 toneladas de snacks, lanches e merendas, 2.000 toneladas de peixe e conservas e ainda 5,2 milhões de litros de vinhos e licores para 29 países da Europa.

Em relação a frutas e legumes, em termos diversidade de produtos exportados, o valor triplicou face a 2018, com 19 artigos a serem canalizados para o exterior, nomeadamente a Pera Rocha (11.300 mil toneladas exportadas), Melão, Melancia, Laranja, Limão, Nectarinas, Pêssego, Ameixa, Alperce, Couve-Coração e Abóbora.
O Lidl Portugal, de resto, ajudou a iniciar a exportação de Pêssego, Ameixa e Alperce.

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