Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Preço das commodities alimentares descem pelo segundo mês consecutivo

Por a 3 de Junho de 2022 as 11:35

cereaisO índice de preços dos alimentares da Organização para a Alimentação e Agricultura, que acompanha a evolução do valor das commodities a nível mundial, registou uma média de 157,4 pontos em maio contra os 158,3 de abril.

O valor do índice atingiu o máximo em março, quando teve uma média de 159,7, significando que em maio se registou, pelo segundo mês consecutivo, uma descida.

No entanto, devido à guerra na Ucrânia, o valor de maio foi 22,8% superior ao período homólogo do ano passado.

O índice relativo ao preço dos cereais registou uma média de 173,4 pontos em maio, 3,7 pontos acima do valor verificado em abril e superior em 29,7% com o valor de maio de 2021.

Quanto ao índice de preços de óleos vegetais registou uma média de 229,3 pontos em maio, uma descida de 8,3 pontos, mas continuando a estar muito acima do valor atingido em maio do ano passado. No documento, a organização diz que a queda mensal reflete os preços mais baixos do óleo de palma, girassol e soja.

No respeitante aos produtos lácteos, o índice teve uma média de 141,6 pontos em maio, uma queda de 5,1 pontos face ao mês anterior. Esta foi a primeira descida depois de aumentos em oito meses consecutivos. Ainda assim, está 20,5 pontos acima de maior de 2020.

O índice de preços da carne teve uma média de 122,0 pontos, mais 0,6 pontos do que em abril.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *