Economia Homepage Newsletter

Comércio a retalho cresce em abril 3,9% na zona euro

Por a 3 de Junho de 2022 as 14:54

retalhoO índice do volume de comércio a retalho aumentou cerca de 3,9% na zona euro em abril de 2022, na comparação com igual período do ano anterior, segundo estimativas divulgadas, nesta sexta-feira, pelo Eurostat.

Na União Europeia (UE), a subida homóloga foi de 5.0%.  Em Portugal, ainda em termos de comparação homóloga, o crescimento foi também de 5%.

Estabelecendo a comparação com o mês anterior, volume do comércio a retalho caiu 1,3% na zona euro e na UE. Em março, o volume do comércio a retalho aumentou cerca de 0,3% na zona euro e 0,6% na UE.

Desagregando o índice, o volume de comércio a retalho, na comparação com abril de 2021, subiu 14,6% para combustível automóvel e cerca de 8.9% para produtos não alimentares, enquanto registou uma diminuição na alimentação bebidas e tabaco de 4%.

Entre os estados-membros que têm informação disponível, os países que atingiram um maior crescimento foram a Eslovénia (+29,6%), Polónia (+21,1%) e Malta (+17,5%). Em sentido inverso encontram-se a Finlândia (-3,4%), o Luxemburgo (-2,9%) e a Bélgica (-1.9%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *