Homepage Newsletter Produção

Guerra poderá agravar desiquilíbrio na balança comercial de trigo

Por a 26 de Maio de 2022 as 12:19

trigoPortugal continua a sentir uma forte dependência externa respeitante ao abastecimento de trigo. Porém, a suspensão das importações deste cereal com origem na Ucrânia e na Rússia “dificilmente  poderá afetar o abastecimento interno deste cereal”,  indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta conclusão é sustentada pelo peso residual que a Ucrânia e a Rússia têm na estrutura portuguesa de importações de trigo, de 0,5% e de 0,3%, respetivamente. No entanto, conforme avança o INE, “a instabilidade resultante da intervenção militar da Rússia na Ucrânia refletiu-se na cotação internacional do trigo o que, face à dependência externa de Portugal desta commodity, irá muito provavelmente aumentar o desequilíbrio da balança comercial”.

“Mantendo-se o consumo interno ao nível de 2021 e admitindo, como hipótese técnica, que o preço de exportação do trigo no porto de Rouen se manteria, até ao final de 2022, ao nível registado a 18 de maio passado (443€/tonelada), o impacto na balança comercial portuguesa de trigo em 2022 já seria de um  agravamento do défice próximo de 60% face a 2021 (considerando os dados já conhecidos do comércio internacional de bens para o 1º trimestre de 2022), correspondente a cerca de 165 milhões de euros (o que representaria perto de 1% de agravamento do défice global, tomando como referência o valor de 2021), estima o INE.

Ainda para mais, o gabinete de estatística avança que as previsões agrícolas para 2022 apontam para uma diminuição da produtividade de 10% face ao ano passado, numa “campanha igualmente marcada pelo aumento significativo do preço dos meios de produção que, em conjunto com as condições meteorológicas adversas, contribuíram para a diminuição da área instalada (-8%)”.

Sendo o grau de autoaprovisionamento menor que 10%, a última década ficou marcada por uma forte dependência externa em termos de abastecimento. Em 2021, só 6,3% da utilização interna de trigo – para consumo humano, alimentação animal, utilização industrial – foi satisfeita pela produção nacional.

“Consequentemente, a balança comercial de trigo em Portugal tem sido deficitária. Em 1988 (o primeiro ano da série disponível de informação homogénea), o défice foi cerca de 48 milhões de euros, o valor mais baixo  do período, tendo atingido 286 milhões de euros em 2021”, sublinha ainda o documento do INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *