Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona adere à SDRetalhistas

Por a 24 de Maio de 2022 as 14:57

MercadonaA Mercadona decidiu aderir à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal, que é a candidata à concessão do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis que será criado no País, no âmbito das obrigações vertidas na legislação europeia.

Em virtude da legislação, Portugal estará obrigado a uma taxa de retoma de 77% em 2025 e acima dos 90% a partir de 2029, assim como a atingir uma taxa de incorporação de reciclado na produção de garrafas de bebidas de 25% até 2025 e acima de 30% a partir de 2030.

O objetivo é garantir o máximo de eficiência no processo de reciclagem das embalagens. “A adesão da Mercadona à Associação SDRetalhistas, e consequentemente ao consórcio do SDR Portugal é mais um sinal da robustez da solução que apresentamos, uma solução que reúne 70% da indústria de bebidas e 80% do retalho em Portugal numa missão comum que é a de administrar e organizar a recolha, transporte, contagem, triagem e reciclagem”, realça Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, citado em comunicado.

A SDRetalhistas tem como associados a Auchan, o Intermarché, o Lidl, o Pingo Doce e a MC. Representados pela Associação Circular Drinks, a Coca-Cola, Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group e Unilever integram o SDR Portugal.

“Consideramos muito importante a adesão da Mercadona à SDRetalhistas e, ao consórcio SDR Portugal, de forma a podermos trabalhar conjuntamente com os restantes embaladores distribuidores e embaladores produtores no desenvolvimento do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, no âmbito da responsabilidade alargada do produtor”, salienta Plácido Albuquerque, diretor de economia circular da Mercadona Portugal.

“Esta união vem reforçar o compromisso dos embaladores em procurar soluções alinhadas com a necessidade de aumentar a taxa de reciclagem e de assegurar a circularidade dos materiais das embalagens de bebidas no cumprimento das metas nacionais”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *