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Sonae termina primeiro trimestre com lucro de 42 milhões de euros

Por a 18 de Maio de 2022 as 19:08

SonaeA Sonae reportou um resultado líquido de 42 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, valor que compara com o lucro de um milhão de euros atingido em igual período do ano passado.

 

Em comunicado enviado à CMVM, a Sonae indica que o valor líquido do portefólio ascendeu a 4,1 mil milhões de euros, um valor 65 milhões de euros acima do alcançado em final de 2021.

 

“O início de 2022 foi muito bom para a Sonae. Os nossos negócios continuaram a apresentar um desempenho de sucesso nos seus respetivos mercados e o grupo manteve uma sólida trajetória de crescimento, com melhores níveis de rentabilidade, tendo resultado numa maior valorização do portefólio”, refere Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada no mesmo documento.

 

A holding apresentou um volume de negócios de 1.690 milhões de euros, um crescimento de 5% face a igual período do ano passado.

 

O EBITDA é de 149 milhões de euros, tendo registado um crescimento, em termos homólogos, de 17%, “sustentado quer pelo aumento do EBITDA subjacente, quer pela forte recuperação dos negócios consolidados pelo método da equivalência patrimonial, apesar do significativo aumento de custos de energia”, que foi de cerca de 20 milhões de euros. A Sonae apresentou um EBITDA subjacente de 121 milhões de euros, valor que compara com os 110 milhões de euros de igual período de 2021.

 

Em termos homólogos, a dívida líquida reduziu quase 600 milhões de euros, para 930 milhões de euros, estando o custo de financiamento abaixo de 1% e o perfil médio de maturidade melhorado para quase cinco anos.

 

O volume de negócios da MC, unidade de retalho alimentar, foi de 1.294 milhões de euros, um crescimento de 3,8% em relação aos primeiros três meses de 2021, com uma margem EBITDA subjacente de 8,4%.

 

A Worten apresentou um volume de negócios de 261 milhões de euros, um recuo homólogo de 4,1%. As vendas comparadas diminuíram 3,4%, sendo a margem de EBITDA subjacente de 5,1%.

 

No setor imobiliário, a Sierra apresentou um resultado líquido de 9,8 milhões de euros, um aumento de 6,6 milhões de euros em comparação com o período homólogo de 2021. Um desempenho que é atribuído ao aumento do resultado direto de 4,6 para 10,8 milhões de euros.

 

A Zeitreel, que corresponde ao negócio da moda, apresentou um volume de negócios de 96 milhões de euros, uma melhoria de 57,2% em relação aos primeiros três meses de 2021, alcançando um EBITDA subjacente de 6,1 milhões de euros.

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