Homepage Logística Newsletter

Vendas da Bosch crescem 5% em Portugal

Por a 17 de Maio de 2022 as 16:12

Bosch AveiroA Bosch conclui o ano fiscal de 2021 com vendas de 1,7 mil milhões de euros em Portugal, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

“2021 foi mais um ano difícil e que exigiu muito de todos. Os resultados positivos alcançados espelham a dedicação e o profissionalismo dos nossos colaboradores que contribuíram para o crescimento geral da Bosch em Portugal. O meu agradecimento pessoal a todos eles.”, afirma Javier González Pareja, presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha.
“Vindos de dois anos com as incertezas causadas pela pandemia e os constrangimentos da situação da escassez dos semicondutores, conseguimos um desempenho global positivo, recuperando para os níveis pré-pandemia”, acrescenta Carlos Ribas, representante do grupo Bosch em Portugal.

Para a operação em Portugal, Carlos Ribas perspetiva bons resultados para o presente ano. “Com base nos quatro primeiros meses do ano, esperamos uma evolução positiva em Portugal em 2022. Vamos continuar a crescer principalmente nas áreas de I&D e serviços partilhados, e expandir quer as nossas instalações, quer as parcerias de inovação com centros de conhecimento e competências em Portugal. No entanto, a conjuntura internacional atual faz com que seja necessário sermos cautelosos nas previsões para o ano”, estima Ribas.

O investimento canalizado para I&D atingiu 50 milhões de euros em 2021. “A I&D tem sido a nossa grande aposta nos últimos anos e pretendemos continuar nesse caminho, reforçando as nossas parcerias com os centros de saber e de competências em Portugal, e continuando a contratar perfis altamente especializados. Uma aposta que se materializa nas mais de 350 vagas que temos disponíveis para os centros de desenvolvimento nas várias unidades da Bosch no país e que iremos preencher no ano atual”, diz Carlos Ribas.

“Em 2021 alocámos cerca de 50 milhões de euros à criação de soluções tecnológicas inovadoras e submetemos o registo de mais de 50 patentes relativas aos resultados de alguns dos maiores projetos de inovação em Portugal. Assinámos ainda novas parcerias com universidades portugueses, dando, um claro sinal de que a Bosch pretende continuar a investir no país”, acrescenta.

Por áreas de negócio, a unidade de Soluções de Mobilidade registou um decréscimo de vendas de 5% face ao ano anterior, sendo esta diminuição atribuída à pandemia e à escassez de componente eletrónicos no mercado. “Embora ainda tenhamos alguns fornecedores com limitações, o problema de escassez de semicondutores no mercado já não é comparável ao que era no ano passado.  Caso a conjuntura atual nos permita cumprir com o plano deste ano, poderá haver uma evolução positiva nas vendas”, explica Carlos Ribas.

A área de bens de consumo registou crescimento de 16%em 2021, enquanto a unidade de Service Solutions teve um aumento de 15%. A área de negócios de Energia e Tecnologia de Edifícios, nas unidades de Ovar e de Aveiro, atingiu os melhores resultados de sempre em Portugal. Em Ovar, a Bosch registou um crescimento de 36%, enquanto em Aveiro o crescimento foi de 26%.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *