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IKEA investe 3 mil milhões de euros até 2023 em novos formatos de loja para se adaptar ao e-commerce

Por a 9 de Maio de 2022 as 15:54

ikea_louresA IKEA pretende investir 3 mil milhões de euros até 2023 em novas lojas e nas já existentes, sendo grande parte do investimento canalizado para modificar os seus pontos de venda fora da cidade para que sejam transformados em armazéns de distribuição de comércio eletrónico, avança a Reuters.

 

O dinheiro poderá ser gasto em todas as regiões, apesar de um terço do bolo poder ser investido em Londres, onde será lançado um teste-piloto para novos formatos de loja e novas instalações de armazéns de distribuição, avançou Tolga Oncu, retail manager no grupo Ingka Group.

 

“A maior parte do investimento será nas lojas existentes, uma vez que estamos a falar de transformar, redesenhar o propósito dos metros quadrados”, afirmou Oncu, citada pela agência noticiosa.

 

Nos últimos anos, o grupo tem vindo a adaptar-se ao aumento de compras online, criando lojas de menor dimensão. Além disso, redesenhou o site e lançou uma nova aplicação, tendo ainda investido em serviços digitais.

 

Essa mesma transformação também é visível em Portugal, onde a insígnia tem vindo a investir em novos formatos, como Estúdios de Planificação. Em dezembro de 2021, a IKEA abriu o quinto Estúdio de Planificação, no Forum Coimbra.

 

Em Portugal, a retalhista tem vindo também a investir no crescimento do comércio online através do investimento em Pontos de Recolha, em localidades onde não têm lojas físicas. No início do ano, no âmbito da parceria que a IKEA tem com o Lidl, foram instalados pontos de recolha móveis em Almada, Seixal, Fernão Ferro e Alcochete. Também o Centro Comercial Alegro Setúbal recebeu um ponto para os clientes levantarem os produtos comprados no site da insígnia.

 

Esta estratégia tem vindo a resultar em Portugal, tanto que a Ikea conseguiu o maior aumento no número de compradores na Internet num passado recente, crescendo 45% para 1,7 milhões de compradores, segundo dados da Marktest.

 

Com este investimento a nível global da Ikea, o envio de compras online através de armazéns   próximos das cidades terá como resultado entregas mais rápidos e com menos emissões de carbono do que a partir dos centros de logística.

Com agências

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