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David Pérez del Pino (Checkpoint): Prevenção de perdas e sustentabilidade ambiental de mãos dadas

Por a 9 de Maio de 2022 as 15:25
David Peréz del Pino, business unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel

David Peréz del Pino, business unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA
Channel

Por David Pérez del Pino, business unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel

As mudanças constantes no mundo atual levam-nos, cada vez mais, a desenvolver uma franca preocupação com a sustentabilidade ambiental e, por consequência, encarar o desperdício alimentar como fator contributivo para o aumento do esgotamento dos recursos.

No mundo do retalho, e sobretudo no setor alimentar, a preocupação com a gestão dos stocks e a prevenção das perdas são dois temas no top of de mind de gestores, colaboradores e, até, dos clientes, que procuram com maior pressão os produtos que pretendem adquirir na hora em que os precisam, mas esperam também que os mesmos estejam em perfeitas condições de consumo.

Para esta problemática, a gestão das validades dos produtos, e sobretudo os produtos frescos, pode ser considerada uma preocupação constante: um produto fora de validade em prateleira é um produto que não se vende e, como tal, é uma perda para o retalhista. Ao mesmo tempo, o mesmo produto que seja adquirido perto da data de validade pelo consumidor, dá-lhe uma perspetiva de consumo bem mais reduzida, podendo mesmo levar à não aquisição do mesmo.

Ora, quando os consumidores se dirigem a um estabelecimento de retalho alimentar e quando se encontram frente a um produto fresco, podem ser tentados a adquirir um que esteja perto do fim de validade, se o mesmo estiver adequadamente identificado e, de preferência, em promoção.

Gerir estas expectativas de venda e consumo e, ao mesmo tempo, criar um garante de segurança e qualidade do produto era, até há algum tempo, algo que estava apenas ao alcance do retalhista com colaboradores suficientes para dar uma constante atenção às validades dos produtos e à rotação do stock.

Atualmente, a gestão dos stocks de frescos conta já com algumas soluções que permitem ao retalhista, a todo o momento, saber as quantidades de produtos que possui e a validade dos mesmos. Estas duas informações, que podem ser desconsideradas em algumas situações, são fundamentais para que o retalhista crie campanhas e promoções que, não apenas são vantajosas para o cliente, mas que lhe permitem escoar produtos de forma segura.

As tecnologias RFID ao serviço do retalho são fundamentais para a criação destas novas ferramentas, pois apenas o potencial de gestão e recolha de dados desta tecnologia nos permite ter a informação necessária da origem à venda dos nossos produtos.

Esta combinação de fatores é, no mundo atual, essencial à prevenção do desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, contribui para um mundo mais sustentável, sem nunca perder de vista as vendas e a prevenção de perdas que os retalhistas conseguem gerir numa única fase, sem qualquer inconveniente para o cliente.

As soluções que vamos encontrando no mercado na área da prevenção de perdas já não são apenas para gestão de stocks ou associadas, simplesmente, ao furto, são sim ferramentas cada vez mais robustas que encaram o futuro de uma maneira mais coesa e sustentável, onde cada contributo é considerado mais e mais importante para a melhoria da sustentabilidade ambiental e onde, cada vez mais, o retalho assume um papel preponderante.

*Artigo originalmente publicado na edição 401 do Hipersuper

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