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Luís Filipe Costa (Agriloja): “O objetivo é chegar às 50 lojas em 2025”

Por a 4 de Maio de 2022 as 15:11

Agriloja_Luís Filipe CostaA Agriloja tem planos para abrir quatro lojas este ano. A meta é chegar às 50 unidades em 2025, através de um plano de expansão de abertura de lojas próprias e franchisadas e da aquisição de insígnias com um conceito semelhante.

Como correu o ano de 2021 à Agriloja?

No ano passado, alcançámos mais um recorde de vendas na rede de lojas, atingindo os 70 milhões e ainda inaugurámos sete novas lojas. Chegamos à região do Algarve e abrimos a segunda loja nos Açores. Sentimos que a marca está cada vez mais presente e perto do consumidor, quer através da proximidade das lojas físicas quer através da loja online que estreamos recentemente.

Atualmente, contamos com 32 lojas, já que em fevereiro chegamos à cidade de Setúbal.

Quais as perspetivas para 2022?

O nosso plano de expansão continua a ser implementado a bom ritmo, tendo como objetivo a abertura de quatro novos pontos de venda este ano. O objetivo é chegarmos às 50 lojas em 2025, para chegar mais perto do nosso “buyer persona” em todas as regiões do continente e ilhas.

Também continuamos a investir na renovação de algumas das nossas lojas para melhorar cada vez mais a experiência de visitação.

Qual o investimento feito na abertura dos novos espaços no ano passado?

Em 2021, abrimos lojas com diferentes áreas de vendas e de investimento, entre os 600 mil a um milhão de euros para cada projeto, contabilizando desde equipamentos, sistemas de informação, stock, formação da equipa e campanha de comunicação.

Que estratégia delinearam para a expansão da insígnia?

A estratégia da expansão da rede de lojas passa por um crescimento sustentado com abertura de lojas próprias e franchisadas. O nosso projeto de expansão também assenta na aquisição de outras insígnias com um conceito de loja aproximado ao da Agriloja, convertendo-as depois no conceito que nos carateriza.

A expansão irá privilegiar a aposta em estabelecimentos próprios ou franchisados?

A expansão está assente nas duas vertentes: lojas próprias e franchisadas. Porque a Agriloja é um conceito de loja, mas também uma marca gerida e criada por nós. Temos um modelo de negócio com grande potencial de crescimento, testado e comprovado, eliminando o risco da atividade e facilitando o acesso a financiamento a empreendedores que se apaixonam pela insígnia.

Em que regiões do país a insígnia tem maior potencial de crescimento?

Em todo o país encontramos consumidores DIY (Faça você mesmo) ou profissionais que se dedicam aos animais e plantas, que residem em moradias. Este perfil de consumidor deve ter uma Agriloja ao seu lado. Por isso, o nosso conceito de loja encontra-se em zonas de grande densidade populacional, onde se sente a ruralidade. No ano passado, abrimos a primeira loja na região do Algarve, mas consideramos que a região continua a ter um enorme potencial para a implantação de mais lojas.

Pretendemos também reforçar a nossa presença no litoral norte, já que identificámos mercado e interesse pela marca. Na realidade, estamos certos de que podemos estar presentes em muitas outras áreas do país.

Agriloja1Como têm evoluído os espaços de venda físicos em termos design, organização e layout e experiência de compra?

Ao longo dos anos temos testado e evoluído o layout e a organização da loja para que a experiência de visitação se torne mais acessível, prática e positiva. Criámos soluções de merchandising e comunicação em loja. Mudámos formas de expor os produtos e inovámos em alguns processos para acompanhar a modernidade, mas sempre mantendo raízes tradicionais da relação de proximidade ao cliente.

 

Como define hoje a experiência de compra?

É uma experiência de visitação em que se sente vida através da presença dos animais de estimação para venda, bem como dos animais de capoeira, da cor das plantas ornamentais, do perfume das aromáticas e das hortícolas.

A nossa loja online (shop.agriloja.pt) é outro ponto de contacto com a marca e complementaridade da venda em loja física.

Que balanço faz do lançamento da loja online?

As vendas da loja online têm vindo a crescer lentamente porque o consumidor digital tem um comportamento diferente de quem visita as nossas lojas físicas.

A nossa loja online é mais um canal de venda das lojas físicas e permite dar a conhecer quem somos e quais os produtos que vendemos, chegando ao consumidor onde não temos forte presença através de uma loja física.

As vendas da Agriloja somaram 70 milhões de euros em 2021, o que representa um crescimento de oito milhões de euros em relação ao ano anterior. Qual a evolução esperada este ano?

Esperamos continuar a crescer mantendo a confiança dos nossos clientes, tendo em conta o ciclo de maturidade das novas lojas e da expansão contínua. Os dois últimos anos foram de recordes consecutivos e esperamos continuar nesse ritmo. As lojas com maturidade já estão em velocidade cruzeiro e o crescimento será orgânico, enquanto as novas lojas vão ter uma evolução positiva mais acentuada.

Que fatores estiveram na origem daquele crescimento?

Cada vez mais, a insígnia está a conquistar espaço no mercado nacional e a ser uma referência para o consumidor. Isto é o resultado da estratégia implementada, da nossa capacidade de adaptação ao mercado, da dedicação das nossas equipas, do reconhecimento dos clientes e do crescimento de notoriedade da marca.

A Agriloja aposta no desenvolvimento de produtos de marca própria. Qual a estratégia para o negócio da marca própria?

O posicionamento dos produtos da marca própria Agriloja é definido pela qualidade e confiança ao melhor preço. Os clientes já reconhecem o valor dos produtos da nossa marca.

Temos cerca de 500 artigos de marca própria que integram gamas nas áreas estratégicas e são desenvolvidos em parceria com os nossos fornecedores de garantia selecionada. Os grandes destaques vão para as gamas mais completas de alimentação para animais de pecuária e de estimação.

Quais as principais tendências de consumo no setor onde operam?

São diversas as tendências de consumo. Desde a criação de hortas e de capoeiras para consumo próprio, com vertente biológica, a importância dos animais de companhia na felicidade das famílias e a valorização do espaço exterior e jardim das casas para partilha de momentos de lazer e de convívio.

Todas estas áreas têm um potencial de crescimento e a marca está preparada para responder a essas necessidades através das novidades de produtos em cada gama e pela diversidade da oferta ao melhor preço.

 

 

 

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