Homepage Logística Newsletter

Crédito y Caución prevê diminuição das pressões globais sobre a cadeia de abastecimento

Por a 4 de Maio de 2022 as 11:43

navioA Crédito y Caución estima uma diminuição das pressões globais sobre as cadeias de abastecimento à medida que a procura das famílias e consumidores seja transferida dos bens para os serviços e, por outro lado, logo que acabe o encerramento de algumas fábricas provocado pela pandemia.

A análise da empresa tem por base sinais concretos que mostram uma evolução nesse sentido, nomeadamente a existência, em 2022, de indícios de relaxamento dos constrangimentos e do nivelamento dos custos de transporte a nível internacional.

Existem, no entanto, ameaças, sendo o caso mais visível a tolerância zero da China à pandemia. “Embora o seu impacto seja relativamente limitado, o recente encerramento de Xangai constitui uma advertência quanto ao que poderá ocorrer se a Covid-19 começar a afetar novamente zonas mais amplas da China”, sublinha a Crédito y Caución.

O caso da guerra na Ucrânia é, também, incontornável em matéria de tensões logísticas. “Embora nem a Rússia nem a Ucrânia sejam grandes exportadores de produtos manufaturados, as sanções, os encerramentos de fábricas e as dificuldades em transportar mercadorias para fora da Ucrânia estão a afetar negativamente o setor automóvel europeu”, sublinha o documento.

Por outro lado, sendo a Rússia fornecedora de “gases nobres”, a interrupção do seu fornecimento “poderia ter um impacto na produção de semicondutores, em especial se o conflito se prolongar”, acrescenta.

“Além disso, o encerramento dos portos russos poderá voltar a exercer uma pressão inflacionista sobre o custo do transporte marítimo”, conclui o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *