Economia Homepage Newsletter

Índice de Produção Industrial cresce 0,5% em março

Por a 3 de Maio de 2022 as 12:22

producao_industrial-300x225O Índice de Produção Industrial registou um crescimento homólogo de 0,5% em março, um aumento de 4,6 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, segundo dados divulgados, nesta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

“Excluindo o agrupamento de Energia esta variação foi de 1,6% (3,1% no mês precedente). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 1,2% (2,3% em fevereiro). A variação mensal do índice agregado foi 4,3% (0,8% no mês anterior)”, refere o documento do gabinete de estatística.

 

No que diz respeito aos primeiros meses de 2021, o índice recuou 2,3% em relação aos três meses do ano anterior. No trimestre anterior, o índice recuou 1,6%.

 

O maior contributo para o desempenho do índice surge do agrupamento de bens Intermédios, com uma taxa de variação de 3,5% em março, quando no mês anterior foi de 2,7%.

 

Os bens de consumo abrandaram de uma variação homóloga de 7,9%, em fevereiro, para 3,1% em março.

 

Quanto aos bens de investimento e de energia, apresentaram os dois contributos negativos com um recuo homólogo de 6% e de 4,6%, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *