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Vendas de FMCG no online cresceram 15,8% em 2021

Por a 2 de Maio de 2022 as 12:56

online-shopping-g724e4513e_640As vendas online de bens de grande consumo registaram um crescimento que ultrapassa os 15% em 2021 a nível global, tendo o mercado total crescido 2,1%, segundo dados da Kantar.

“O crescimento total do mercado em 2,1% está em linha com o crescimento médio em pré-pandemia e significa que o mercado manteve os ganhos de crescimento de dois dígitos obtidos na fase 2020 da pandemia”, explica o documento da empresa global de estudos de mercado.

Tendo o online sido  o canal de crescimento mais rápido, de 15,8%, com base no crescimento de 45,9% em 2020, o online aumentou a quota de mercado para 7,2%, comparando com os 6,3% de 2020 e os 4,8% de 2019.

 

Segundo a Kantar, o crescimento anual global de produtos de grande consumo está em linha em com média com os 2% dos cinco anos anteriores à pandemia.

 

À medida que os comportamentos de consumo foram normalizando, por começarem a existir menos confinamentos, a Europa Ocidental registou um recuo de 0,2% no total do mercado de bens de grande consumo. A América Latina registou um crescimento de 9,2% em 2021. O mercado de bens de grande consumo nos EUA cresceu, por seu turno, 2,7%.

 

“Os hipermercados/supermercados continuam a ser o canal dominante para as vendas de FMCG, no entanto, com um crescimento de apenas 0,1% a sua quota nas vendas caiu para 51,4%, de 52,4% em 2020 e 53,1% em 2019”, adianta o estudo da Kantar.

 

A compra de produtos de grande consumo em promoção representa 21,6% do total das vendas em 2021, um valor acima dos 20,9%, em 2020, não tendo atingido, porém, os níveis anteriores à pandemia de 22,1%.

 

Entre as várias categorias de produtos de grande consumo, as bebidas sobressaíram com um crescimento de 2,9%, “impulsionado por bebidas desportivas e energéticas e refrigerantes com gás”.

 

“Os alimentos, excluindo lácteos, cresceram 2,5%, enquanto os lácteos cresceram 2%. Cuidado do lar recuou para um crescimento de 1,1%, enquanto produtos de saúde e beleza crescem apenas 0,7%”, detalha a Kantar.

 

A empresa de estudos de mercado prevê um abrandamento do crescimento de produtos de grande consumo para 1,3% em 2022.

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