Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Lucros da Jerónimo Martins aceleram 52% no primeiro trimestre

Por a 28 de Abril de 2022 as 17:50

Jeronimo MartinsO grupo Jerónimo Martins alcançou resultados líquidos de 88 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, o que representa um crescimento de 52,4% em relação aos primeiros três meses do ano passado. As vendas do dono do Pingo Doce subiram 15,2% para 5.513 milhões de euros e o EBITDA subiu 15,5% para 372 milhões de euros.

O cash flow foi negativo em 196 milhões de euros refletindo três efeitos, explica o grupo. A sazonalidade do negócio, a variação do capital circulante face a uma posição “excecionalmente elevada em dezembro de 2021, influenciada também pelo número significativo de aberturas de lojas no final do ano”, e, por último, “o pagamento de um montante maior de capex” para aquelas aberturas.

O grupo encerrou março com uma posição líquida de caixa (excluindo responsabilidades com locações operacionais capitalizadas) de 803 milhões de euros.

Em comunicado enviado à CMVM, o grupo detalha que a cadeia de supermercados Pingo Doce  fechou o primeiro trimestre do ano com vendas de 985 milhões de euros, um crescimento de 6,0% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

A rede de supermercados polaca Biedronka registou vendas de 3,8 mil milhões, 13,4% acima do trimestre homólogo do ano anterior, beneficiando da  inflação do cabaz neste período. Já a cadeia Ara, na Colômbia, atingiu vendas de 382 milhões de euros, o que representa um crescimento de 61,3%  em relação a janeiro e março do ano passado.

“Dois meses volvidos desde o início da ofensiva militar [na Ucrânia], é para nós claro que a subida de preços dos produtos alimentares, da energia e do combustível será muito superior ao que se perspetivava no início do ano”, comenta Pedro Soares dos Santos, presidente e administrador delegado da Jerónimo Martins. Soares dos Santos afirma que o grupo  irá “assegurar um esforço de contenção dos preços de venda, mesmo que a inflação nos custos coloque pressão adicional nas margens percentuais das insígnias” do grupo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *