Distribuição Homepage Newsletter Produção

Confiança dos consumidores, da indústria e do comércio aumentam em abril

Por a 28 de Abril de 2022 as 12:36

consumo_millennialsApós uma diminuição abruta em março, ultrapassada apenas pela registada em abril de 2020, no início da pandemia, o indicador de confiança dos consumidores aumentou ligeiramente em abril, de acordo com o resultado dos inquéritos de conjuntura aos consumidores, levados a cabo pelo Instituto nacional de Estatística (INE) entre 1 a 18 de abril.

Segundo os dados do INE, publicados esta quinta-feira, a recuperação do indicador é resultado das expectativas positivas manifestadas pelos consumidores em relação ao futuro da evolução económica do país e da situação financeira do agregado familiar. Quanto ao saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços, diminuiu no período em análise, após ter registado em março o maior aumento da série, lê-se no boletim do INE.

Confiança da indústria transformadora (também) sobe

Também o indicador de confiança da indústria transformadora aumentou em abril, após o recuo registado no mês anterior, aumentando nos agrupamentos bens de consumo e de bens intermédios, mas diminuindo no agrupamento de bens de investimento.

De acordo com os inquéritos às empresas, realizados entre 1 e 22 de abril, as opiniões sobre as perspetivas de produção, mas também, em menor grau, as apreciações em relação à procura global e aos stocks de produto acabado contribuíram para o aumento da confiança dos industriais.

“O saldo das apreciações sobre a procura global aumentou em abril, após ter diminuído nos três meses precedentes”, detalha o INE, acrescentado que as opiniões relativas à procura interna, considerando as empresas com produção orientada para o mercado interno, recuperaram em abril, depois de se terem deteriorado entre janeiro e março. As apreciações relativas à procura externa, considerando as empresas com produção orientada para o mercado externo, também recuperaram em abril, assim como o saldo das expectativas relativas aos preços de venda.

Confiança do comércio sobe em março e abril

Após uma diminuição em fevereiro, também o indicador de confiança do comércio aumentou em março e abril. A evolução registada neste mês de abril devem-se às opiniões positivas sobre o volume de vendas e de stocks. “O saldo das opiniões sobre a evolução passada de preços relativamente ao mês precedente atingiu em abril um novo máximo da série, enquanto o saldo das perspetivas de evolução futura dos preços diminuiu em abril, após ter aumentado de forma expressiva em março, tendo atingindo o máximo da série”, acrescenta o Instituto Nacional de Estatística.

No que diz respeito ao indicador de confiança dos serviços, este aumentou entre fevereiro e abril, continuando a trajetória positiva iniciado em junho de 2020. As opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e as apreciações sobre a atividade da empresa contribuíram positivamente para a evolução do indicador.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *