Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter Produção

Nestlé vende 625 milhões e investe 64 milhões de euros no mercado português em 2021

Por a 6 de Abril de 2022 as 15:23
Paolo Fagnoni, diretor-geral da Nestlé Portugal

Paolo Fagnoni, diretor-geral da Nestlé Portugal

As vendas da Nestlé Portugal somaram 625 milhões de euros em 2021, o que representa um crescimento orgânico de  9,3% em relação ao ano anterior, ou seja mais 60 milhões de euros. Este crescimento foi impulsionado pelo desempenho das categorias de café em cápsula, plant-based, nutrição clínica e pet food.

A empresa cresceu nos principais canais de distribuição: 8,7% no retalho, 10,7% nos canais “beyond retail” (plataformas digitais e direct to consumer, entre outros) e no canal fora do lar, a partir do segundo semestre, registando um crescimento orgânico de 11,8%.

De acordo com dados da Nielsen, a empresa fechou o ano com uma quota de mercado de 35,4% no canal de retalho, somando  todas as categorias onde está presente.

A filial portuguesa da multinacional suíça investiu no ano passado 64 milhões de euros, 14 milhões de euros nas fábricas de Vanca e do Porto e na cadeia de abastecimento e 50 milhões de euros no apoio às marcas.

O investimento em inovação, por sua vez, cresceu 37,5% em valor, representando no ano passado 69 milhões do total das vendas.  A Nestlé lançou 446 novos produtos no ano passado, a maioria nos segmentos healthy, all natural & sustainable, organico – bio e premium.

A empresa investiu ainda no ano passado 126 milhões de euros em compras a fornecedores locais e está a desenvolver um programa para fomentar a agricultura regenerativa com 68 agricultores portugueses, com um total de 3.800 ha de área agrícola. O objetivo é obter 50% das suas principais matérias-primas através  de práticas agrícolas sustentáveis até 2030.

No que diz respeito à produção, a fábrica de Avanca produziu no ano passado 38.900 toneladas de produtos, o que representa um crescimento homólogo de 7,4%. Já a fábrica de cafés torrados, no Porto, aumentou o seu volume de produção em 18% nos últimos três anos, fixando-se em 15 mil toneladas em 2021.

A fábrica de Avanca exportou 61% da sua produção total e a do Porto vendeu para o exterior 57% de toda a sua produção. No seu conjunto, as exportações da Nestlé Portugal aumentaram 20%, em termos homólogos, para 102 milhões de euros. A empresa emprega 2.347 pessoas de 42 nacionalidades.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *