Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Vinhos de Lisboa exportam 80% da produção para mais de 100 destinos

Por a 4 de Abril de 2022 as 12:30

Vinhos de LisboaAs exportações dos Vinhos de Lisboa aumentaram no ano passado 15% em volume e de 12% em valor, em termos homólogos. “O caminho está a ser trilhado de forma consistente, com a exportação a ultrapassar os 80% da produção, para cerca de 100 destinos diferentes”, conta Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

Com as dificuldades logísticas, associadas aos transportes internacionais e à falta de contentores, que se fizeram sentir especialmente no último trimestre do ano, os produtores de Lisboa apostaram forte no mercado europeu, que registou um acréscimo de vendas superior a 50%, em volume e em valor.

No Velho Continente, Alemanha, Bélgica, Letónia, Dinamarca e Reino Unido registaram taxas de crescimento superior a 100%. Fora da Europa, as vendas de Vinhos de Lisboa para o exterior foram especialmente dinâmicas no Canadá, Brasil, China e Japão.

No mercado nacional, os Vinhos de Lisboa aumentaram as vendas em 10% em termos homólogos e estão a registar um início de ano muito promissor, salienta Francisco Toscano Rico.

A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa engloba os Vinhos IGP (Identificação Geográfica Protegida) Lisboa e as DOP (Denominação de Origem Protegida) de Alenquer, Arruda, Torres-Vedras, Óbidos, Encostas D’ Aire, Aguardente da Lourinhã e Carcavelos, Colares e Bucelas, com um total de 10 mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais de cerca de 65 milhões de garrafas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *