Homepage Logística Newsletter

Veículos compactos para maior segurança em ambientes de trabalho apertados

Por a 24 de Março de 2022 as 17:04

LindeA Linde Material Handling apresenta um portefólio alargado para zonas ATEX, que não só garantem segurança como elevado nível de conforto operacional

Espaços apertados. Esse é um dos maiores problemas (e frequente) com que os operadores de empilhadores das indústrias química e farmacêutica, da biotecnologia e cosmética, da indústria alimentar e de bebidas e do setor logístico, se deparam quase todos os dias. Como refere a Linde Material Handling em muitos ambientes de produção e armazenamento com opções de expansão limitadas, o espaço é muitas vezes apertado.

E é por isso que os “condutores necessitam de veículos particularmente ágeis, fáceis de manobrar e de utilizar nestas condições. Afinal, os materiais perigosos devem ser sempre manuseados de forma segura e fiável”, constata Elke Karnarski, gestora de produtos Ex-Proof Trucks & Retrofit Solutions.

Foi com base neste cenário que a empresa desenhou os novos equipamentos: estreitos e à prova de explosão. Como explica a Linde MH, representando uma alternativa aos empilhadores, os porta-paletes Linde T20-30 EX, disponíveis com ou sem plataforma, e os stackers contrapesados Linde L06-L16 AC EX podem até ser integrados no sistema de gestão de frotas Linde com controlo de acesso e monotorização de danos.

No caso do primeiro equipamento, este tem um chassis de apenas 720 milímetros de largura, o que faz com que trabalhe dentro do contorno da palete. Isto aufere à máquina (e a quem a conduza) uma boa manobrabilidade, que é significativamente suportada pela direção assistida. Segundo a empresa, os veículos são concebidos para operações de recolha e armazenamento, bem como transporte de material de curto e médio curso nas zonas ATEX 1/21 e 2/22. Adicionalmente, a viatura vem equipada com medidas de proteção contra explosões, proteção contra faíscas elétricas e mecânicas, monitorização contínua da temperatura de todos os componentes relevantes e precauções para evitar a carga electroestática.

O porta-paletes contrapesado Linde L06-L16 AC EX, por seu lado, está disponível em quatro versões com capacidades de carga de 0.6, 1.0, 1.2 e 1.6 toneladas, sendo também apresentado num design estreito e compacto de 890 milímetros. O seu suporte de garfos para a zona ATEX 2/22 torna-o ideal para transportar cargas especiais, contentores IBC ou paletes fechadas em espaços apertados. Mais pequeno que um empilhador elétrico, o veículo é uma alternativa para áreas potencialmente explosivas onde o espaço é apertado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *