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Sérgio Ovelheiro (Bricomarché): “Prevemos abrir entre quatro e sete lojas em 2022”

Por a 18 de Março de 2022 as 16:13

BricomarcheO Bricomarché tem planos para abrir entre quatro e sete novas lojas no mercado português, em 2022. Sérgio Ovelheiro, administrador da insígnia, revela, em entrevista, que o novo conceito de loja urbana poderá expandir-se em áreas estratégicas de Lisboa e Porto, assim como em outras cidades do país

O Bricomarché inaugurou a sua primeira loja urbana, com cerca de 1.500 metros quadrados, em Portugal. Os tradicionais Bricomarché têm áreas de venda entre os 1.400 e 3.400 m2. O que distingue exatamente esta loja urbana dos tradicionais pontos de venda da marca em Portugal, excluindo a sua localização?

A nova loja do Arco do Cego reflete todo o modernismo da insígnia. Com a dimensão de 1.600 metros quadrados distribuídos por dois pisos, um rés-do-chão, dedicado a compras do dia-a-dia, e um piso inferior, com as áreas dedicadas aos projetos, a loja apresenta um conceito único, diferente de todos os pontos de venda que abrimos até ao dia de hoje. Este é um conceito que oferece a todos os clientes que nos visitam a possibilidade de ter todos os produtos para a sua casa, à sua medida, com soluções mais urbanas e com uma vontade de vender não só produtos, mas adicionar um conjunto de serviços que permitem aos nossos clientes uma experiência de compra chave na mão.

 

Como nasceu este projeto? Inspiraram-se na operação da insígnia no mercado francês? Ou é um conceito 100% desenvolvido para o mercado português?

O fator proximidade continua a ser uma das bandeiras da insígnia, reforçada com a abertura desta nova loja, que nasceu da vontade de adaptar o modelo de loja já existente às necessidades do cliente num centro urbano. A verdade é que a pandemia nos trouxe uma nova forma de olhar para o lar, que passou a ser o escritório, a zona de repouso e até uma zona de convívio e confraternização. Foi ao analisar diariamente o comportamento do setor, que verificámos um aumento da preocupação dos clientes em melhorar sua qualidade de vida dentro de casa e a nova loja do Arco do Cego vem dar resposta a todos estes elementos, adaptando-se, diariamente, às necessidades de quem nos visita.

 

As lojas do Bricomarché estão arrumadas e organizadas em cinco grandes áreas: decoração, bricolage, construção, jardim e pet-shop. E esta em particular? Em número de referências, qual a diferença entre esta a loja urbana e os tradicionais estabelecimentos no mercado português?

As 47 lojas Bricomarché distribuídas de norte a sul do país podem apresentar três formatos distintos – essencial, generalista e especialista – consoante a dimensão que apresentam, estando divididas em cinco grandes áreas bem diferenciadas, como afirmou: decoração, bricolage, construção, jardim e pet-shop. Esta nova loja apresenta um conceito totalmente distinto à medida do cliente urbano.

Queremos manter também para este formato de loja uma oferta completa nos cinco universos porque, mesmo quando pensamos nas casas num centro urbano como o de Lisboa, temos jardins, terraços de apartamentos e ainda plantas. Em suma, a ideia foi ter uma oferta o mais completa possível sobre 1.600 metros quadrados no coração da cidade, adaptando as gamas ou os condicionamentos a uma compra diária e, quando o cliente procura um projeto mais pesado ou completo, terá também à disposição o apoio de serviços como a entrega, a instalação, um serviço de pagamento mais flexível, entre outros serviços.

 

Em linhas gerais, como define este conceito “urbano e contemporâneo”, como o apelidam? Quais as principais características do espaço? Como está arrumada a loja?

O planeamento e disposição da loja foi pensada ao pormenor para facilitar o momento de compra, e, simultaneamente, dar resposta a serviços específicos para o lar. Encontra-se, assim, dividida em dois pisos: no rés-do-chão, um piso dedicado a compras do dia-a-dia (semi-técnico – ferramentas, iluminação, decoração), e um outro piso inferior com as áreas dedicadas aos projetos (cozinha, casa-de-banho, dressing, climatização, moveis de decoração), onde é possível visitar um showroom com variadas sugestões para o lar e onde temos zonas de acolhimento especializados com conselheiros de venda totalmente disponíveis para acompanhar cada cliente no seu projeto. Queremos muito que os nossos clientes sintam uma relação de proximidade com as nossas equipas.

 

Porque escolheram esta localização? Qual a área de abrangência da loja?

Esta é uma aposta diferenciada da insígnia, que se deparou com a oportunidade de abrir esta loja no centro de Lisboa, e após uma análise das necessidades dos habitantes de grandes cidades, a insígnia percebeu que poderia oferecer soluções diferenciadoras mesmo na capital do país. Para tal, apresentamos um conceito de loja único, pensado especificamente para este modelo de cliente e para o espaço onde se encontra.

 

Têm planos para expandir este novo conceito a novas áreas urbanas do país? Sem sim, pode levantar um pouco o véu? Em que zonas do país faria sentido expandir este novo conceito?

Estamos, obviamente, atentos a outras oportunidades que possam surgir, assim como ao comportamento do consumidor. No entanto, continua a estar no ADN da insígnia e do Grupo os Mosqueteiros o fator proximidade, não sendo esta loja exceção, daí a necessidade de adaptar a resposta dada ao cliente num centro urbano. Analisamos diariamente o comportamento do setor e as futuras apostas da insígnia estarão, obviamente, de acordo com a sua evolução. Este formato de loja, com esta filosofia, poderá vir a existir em outras zonas de Lisboa, Porto ou outras cidades do país.

Sabemos que cada vez mais haverá uma concentração da população nas grandes cidades e queremos estar mais próximos dos nossos clientes porque, como empresários independentes, acreditamos que podemos trazer uma oferta e serviços mais personalizados.

 

Atualmente, o cliente é cada vez mais omnicanal. Que elementos digitais incorporaram no espaço físico e como promovem a interligação entre o espaço físico e a vossa loja online e uma experiência de compra fluída e consistente?

A nova loja tem disponível para todos os clientes catálogos digitais, espalhados pela loja, de forma a facilitar o momento de compra. Estas ferramentas fazem com que os nossos clientes encontrem mais rapidamente aquilo que procuram, através de uma pesquisa rápida e intuitiva, quer no que toca aos produtos disponíveis em loja, quer aos serviços disponibilizados. Estes catálogos também permitem de alargar a oferta não presente em stock e, para tal, usufruir do rápido serviço de entregas e instalação ao domicílio e do serviço click & collect – uma alternativa simples, prática e gratuita disponível no site do Bricomarché.pt.
 

Pode dizer-se que as principais características desta loja são a especialização nos serviços e a aposta no atendimento personalizado?

Sim. Na nova loja os visitantes podem encontrar uma resposta personalizada para renovar a sua casa, apartamento ou o seu balcão e terraço, além dos materiais e ferramentas que necessitam para melhorar ou decorar uma divisão ou até afinar a cor do seu interior com uma escolha de muitas tintas. Através de especialistas em loja e dos catálogos digitais, ferramentas de modernização e especialização dos serviços, reforçamos a aposta da insígnia na relação de proximidade ao cliente. Disponibilizamos os serviços de profissionais nas diversas áreas e divisões, dando a oportunidade aos clientes de poderem, antes de concretizar, planear o seu projeto resultante dos conselhos mais especializados. Quando consultarem o profissional disponível em loja, os clientes poderão contar com uma resposta adaptada ao que pretendem, encontrando as melhores soluções, quer em termos estéticos quer em termos técnicos e funcionais. É um serviço que proporciona conforto na compra e permite a tomada de decisões adaptadas ao gosto de cada um. Com este acompanhamento personalizado no momento compra, o cliente consegue visualizar o projeto que irá concretizar antes de efetuar a sua escolha.

 

Em linhas gerais, que serviços oferecem?

Tal como já foi referido, “A sua casa, à sua medida” é o mote da nova loja que pretende dar uma resposta imediata, personalizada e ainda mais moderna e digital aos seus clientes, mantendo, sempre, todos os serviços e produtos das lojas Bricomarché já existentes. De realçar que os clientes poderão usufruir do serviço único desta nova loja: o acompanhamento de profissionais dedicados e especializados nos momentos de decisão de compra e no planeamento de projetos para o seu lar.

É importante ainda relembrar que temos, à semelhança das outras lojas, serviços de: estacionamento gratuito de uma hora, entregas ao domicílio, de montagem e instalações, confeção de chaves, corte madeira ou a medida, de crédito sem juros, de click & collect, de assessor de projetos e de pós-venda, sem falar do wifi gratuito e todo o apoio ao cliente com uma linha dedicada.

 

O Bricomarché opera atualmente 48 pontos de venda em Portugal. Que balanço faz da operação da insígnia no ano passado?

O balanço é muito positivo, ainda mais se tivermos em conta o contexto pandémico. Através de um investimento superior a 12 milhões de euros, ao longo do ano de 2021, foram abertos mais quatro novos pontos de venda, o que totaliza cerca de 10.000 metros quadrados e que resultaram na criação de 89 postos de trabalho.

O crescimento constante da insígnia ao longo dos cinco últimos anos permite de seduzir cada vez mais empresários que querem fazer parte da família Mosqueteiros e sobretudo Bricomarché porque, como sabem, cada loja pertence a um aderente independente e estamos sempre abertos a estudar novas candidaturas.

 

Apesar do impacto da pandemia nos negócios, a insígnia acabou por beneficiar do aumento da procura por produtos para o lar e DIY?

Com o impacto da pandemia, o nosso dia a dia, o dos trabalhadores, das empresas e dos mercados mudou, e, mesmo com a redução das medidas de restrição por parte do Governo, houve alterações das rotinas e alguns dos comportamentos vieram para ficar. Fomos obrigados a encontrar soluções em cenários que, antes desta situação, seriam considerados improváveis ou até mesmo impossíveis. Por isso, acredito que a valorização do lar devido à pandemia beneficiou o crescimento da insígnia mas acreditamos também que o mercado da bricolage e equipamento da casa vai ainda crescer muito os próximos anos porque, à semelhança do mercado europeu, sabemos que o conforto da casa e do jardim é uma preocupação cada vez maior para grande parte dos nossos clientes e, de facto, já não fazemos obras só para melhorar as nossas casas mas também o fazemos por prazer, por questões económicas ou porque é gratificante sentir foi que feito por nós. No entanto, esta evolução do Bricomarché só foi possível graças à proatividade, engenho e trabalho dos nossos colaboradores que trabalham diariamente para satisfazer os clientes.

 

Quais as perspetivas para este ano?

É com otimismo que olho para este ano e com as expectativas elevadas, pois acredito que a relação de proximidade criada com os clientes, na sua localidade, é um fator que nos diferencia dos nossos concorrentes. É por isso, e por tudo que foi anteriormente mencionado, por exemplo, a questão da valorização e investimento por parte dos portugueses no conforto e design do seu lar, que acredito estarmos perante mais um ano de crescimento.

 

Têm projetos de expansão para a insígnia em Portugal nos diversos formatos? Pode levantar um pouco o véu?

Para 2022 prevemos a abertura entre quatro a sete novas lojas, além da loja do Arco do Cego. Queremos, assim, dar continuidade a um ambicioso plano de desenvolvimento, investindo na relação entre a insígnia e a população nas localidades onde os pontos de venda estão implantados, oferecendo os melhores produtos e serviços e estando atentos ao poder de compra dos nossos consumidores, pois, face ao contexto económico que vivemos, este é um aspeto cada vez mais importante. Já foi anteriormente dito que, em 2022, a insígnia deseja reforçar os seus valores fundamentais de proximidade e de especialidade em bricolage e equipamento da casa e jardim. Assim, continuaremos a oferecer preços competitivos e produtos de qualidade, apostando numa oferta que responda de forma mais completa aos projetos dos nossos clientes.

Qual o volume de negócios do Bricomarché em 2021 no mercado português. Qual a variação esperada este ano?

Acreditamos que 2022 continuará a ser um ano de crescimento para a insígnia. É nisso que acreditamos e é para isso que trabalhamos diariamente. Prova disso foram os resultados de 2020, mesmo tendo sido um dos anos mais atípicos que provavelmente vivemos até aos dias de hoje na história do Bricomarché: atingimos um volume de negócios de 149 milhões de euros.

*Entrevista originalmente publicada na edição 400 do Hipersuper

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