Homepage Não Alimentar Produção

Seguro da Região dos Vinhos Verdes passa a cobrir incêndios

Por a 18 de Março de 2022 as 11:16

Uva da região dos vinhos verdesA Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) anunciou ter reforçado o seguro coletivo na vinha, passando a cobrir o risco de incêndio, o que assegurará uma indemnização ao produtor de vinho pela perda de produção do ano em causa e dos dois anos seguintes.

“A cada ano, verificamos que as alterações climáticas levantam novas preocupações aos agricultores, que tentamos acompanhar com uma cobertura cada vez mais ampla e que garanta que a ausência de produção pode ser compensada com indemnizações que viabilizam a atividade do viticultor. O nosso seguro acompanha uma estratégia de evolução das coberturas, pelo que o facto de 2022 estar a ser fortemente marcado pela seca em Portugal nos leva a antecipar que o risco de incêndio possa ser maior. A Região fica, assim, mais preparada para enfrentar esses riscos”, sublinha Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, citado em comunicado.

“Para além dessa garantia, a replantação das videiras, o arame e os postes de sustentação são igualmente contabilizados no apoio previsto”, detalha a CVRVV, no mesmo documento,

O seguro agrícola cobre cerca de 15 mil viticultores, dando a garantia de 0,30 euros por cada quilo de uva perdido em caso de queda de raio, escaldão, geada, granizo, queda de neve, tornado e tromba de água. “A apólice tem contemplado um alargamento de coberturas a cada ano, com a inclusão da insolação e do desavinho nos dois últimos anos, passando agora a incluir também o risco de incêndio”, acrescenta a entidade.

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *