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A estratégia de Super Bock para fazer crescer o segmento de cerveja sem álcool

Por a 17 de Março de 2022 as 16:01

Super BockA Super Bock apresentou esta quinta-feira a nova imagem e a nova estratégia para o segmento de cervejas sem álcool, que representa atualmente vendas anuais de 12 milhões de litros no mercado português, ou seja, 2,4% do volume total de cervejas comercializadas em Portugal.

O lançamento desta nova imagem de Super Bock 0,0%, desenvolvida pela agência britânica Believe, e da nova campanha de comunicação com criatividade da agência O Escritório, pretendem dar resposta a “uma evolução nos hábitos de consumo não só no mercado interno mas também nos mercados internacionais, na qual a cerveja sem álcool está a ganhar mais presença em momentos de sociabilização”, como a pausa para o almoço, começa por explicar Tiago Brandão, diretor de investigação, desenvolvimento e inovação do Super Bock Group, num encontro com jornalistas.

Entre estes momentos de sociabilização, que ganharam outra importância depois dos meses de confinamento no período mais crítico da pandemia, a marca insiste muito na pausa para o almoço. Um dos vídeos publicitários  retrata um conjunto de trabalhadores a fazer uma festa na sala de reuniões da empresa, na hora de almoço, fazendo brindes com Super Bock sem álcool.

Além destes novos momentos de consumo que beneficiam o crescimento desta bebida, a categoria tem vindo a aumentar as vendas à boleia da tendência universal de procura de bebidas mais saudáveis e do investimento das principais cervejeiras para fazer crescer o seu consumo e a categoria.

A nova imagem de Super Bock 0,0% já está disponível nas tradicionais garrafas de 0.33L e, neste novo posicionamento, surge também um novo formato: a lata 0.33L.

Num mercado que luta contra “barreiras psicológicas e de perceção” ao consumo, tais como, desde logo, o ónus negativo de ser uma bebida sem álcool, a ideia que tem um sabor menos consistente do que as cervejas tradicionais ou ainda, por exemplo, o facto de  ser uma bebida com um peso ainda pouco significativo no mercado, como explica Tiago Brandão, a Super Bock decidiu apostar na transparência do processo de produção, após 15 anos de experiência na produção deste tipo de bebida.

“Antigamente, as cervejas sem álcool não tinham uma fermentação completa e, por isso, desiludiam no sabor”, explica o responsável. Não é o caso, agora. “O processo produtivo desta cerveja é exatamente igual ao das cervejas com álcool. Tem exatamente as mesmas matérias-primas, o processo de fermentação é igual ao da cerveja tradicional e a premissa de conservação também, o que lhe oferece estabilidade. A diferença em relação às cervejas tradicionais é que, no final do processo de produção, a marca retira o teor alcoólico à bebida, através de uma tecnologia própria, que permite manter as características organoléticas” de uma cerveja tradicional. Não é exatamente equivalente em termos de sabor, mas tem o mesmo espírito, garante Tiago Brandão.

Por isso, a nova campanha de publicidade é alicerçada no conceito “com o mesmo espírito, sem álcool”, ou seja, uma cerveja sem álcool, mas produzida através do mesmo processo das cervejas tradicionais.

A campanha arranca amanhã, 18 de março,  em três suportes – TV, outdoor e digital. Para ultrapassar as barreiras ao consumo, a marca vai ainda apostar forte na degustação, em ações de estímulo ao consumo, como ações de sampling, e em iniciativas de “lunch partners”, em parceria com empresas, por exemplo.

 

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