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Mercadona recua 6% no lucro, mas aumenta vendas em Espanha e Portugal

Por a 15 de Março de 2022 as 12:38

MercadonaA Mercadona apresentou um resultado líquido de 680 milhões de euros em 2021, uma diminuição de 6% face ao ano anterior.

Na operação em Portugal, a companhia espanhola sofreu perdas de 64 milhões de euros. “Este valor está dentro das previsões”, garantiu Juan Roig, presidente da Mercadona, em conferência de imprensa. O responsável adiantou que a empresa deverá ter lucros em Portugal a partir de 2023, depois dos investimentos significativos que a insígnia espanhola tem feito.

Face à escalada de preços das matérias-primas, dos transportes e da energia, a companhia reduziu a margem em 0,4,%, o que totaliza 100 milhões de euros, revelou Juan Joig.

As vendas totalizaram 27.819 milhões de euros, um crescimento de 3,3% em superfície constante em relação a 2020. “A compra média foi de 27 euros”, revelou o presidente da Mercadona. Deste montante, as vendas em Portugal atingiram 415 milhões de euros, valor que compara com os 186 milhões de 2020. Este aumento é parcialmente explicado pela abertura de mais nove lojas em território nacional em 2021. A cadeia de distribuição espanhola tem, neste momento, 3% de quota de mercado em Portugal, adiantou Juan Joig. “Estamos muito satisfeitos com as vendas em Portugal”, acrescentou.

No total da operação, a Mercadona partilhou um prémio total de 375 milhões de euros aos colaboradores, tendo pago 345 milhões de euros em impostos.

Ao nível de compras, a insígnia espanhola despendeu 21.500 milhões de euros, tendo gasto com fornecedores portugueses 500 milhões de euros.  As compras na Península Ibérica representam 85% do total de compras a fornecedores. Juan Joig realçou, por outro lado, que a cadeia de abastecimento está a funcionar. Não vai haver problemas na cadeia de abastecimento em Espanha e em Portugal. Não vai haver falta de produtos. Vamos ter mercadorias suficientes”, garantiu.

A companhia espanhola investiu um total de 1.200 milhões de euros. Do total deste montante, o investimento em Portugal foi de 110 milhões de euros. Só em aberturas e remodelações de lojas, a companhia investiu 920 milhões de euros. Em relação à construção e alterações em blocos logísticos, o investimento foi de 800 milhões de euros.

No que diz respeito ao aumento dos custos da energia, relacionada com a guerra na Ucrânia, Juan Joig defendeu que a “fórmula tem de mudar já”, sustentando ainda uma diminuição do IVA e a necessidade de “eliminar a burocracia”.

Para 2022, a Mercadona estima um aumento de 3% nas vendas e um resultado líquido de 700 milhões de euros, estando previsto um investimento de 1.100 milhões de euros. O investimento em Portugal será de 150 milhões de euros, estando prevista a abertura de dez lojas. Em Espanha abrirão 58.

Baseando-se na taxa de 7,4% da inflação em Espanha, Juan Roig disse que o preço do cabaz de comprar poderá ter um aumento de 5%. “Não vamos fazer aumento artificiais de preços”, salvaguardou. “Aos fornecedores estamos a dizer que os consumidores têm de poder comprar, que os fornecedores têm de ganhar dinheiro e nós também”, concluiu.

 

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