Economia Homepage Newsletter

Clima de consumo cai na Europa

Por a 15 de Março de 2022 as 17:07

consumo_millennialsO clima de consumo na Europa caiu em fevereiro 2,2 pontos relativamente ao mês anterior (11,5 em fevereiro versus 13,7 em janeiro), de acordo com dados divulgados pela GfK.

No entanto, as expectativas económicas dos europeus subiram quatro pontos em fevereiro, em relação ao mês anterior. A República Checa (+16 pontos), Portugal (+13 pontos) e a Áustria (+10 pontos) registarem as maiores subidas. A Alemanha e a Itália, pelo contrário, são os países com melhores expectativas económicas (24 pontos).

 Já o indicador das expectativas salariais caiu três pontos no mesmo período, apesar de a Eslovénia, a República Checa e a Polónia terem registado subidas (+12, +11 e +10 pontos, respetivamente). A Hungria é o país com melhores expectativas salariais (25 pontos) e Portugal sobe cinco pontos face ao mês anterior e apresenta um indicador positivo de sete pontos.

Também a propensão para comprar caiu face a janeiro (-2 pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu cinco pontos, mas manteve o indicador negativo, de acordo com a mesma fonte.

A Grécia, a Letónia e a Hungria registam as maiores subidas (+16, +9 e +9 pontos, respectivamente), com Hungria e Itália a liderarem a lista de países com maior propensão para comprar (37 e 21 pontos, respetivamente).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *