Economia Homepage Newsletter

Taxa de inflação sobe para 4,2% em fevereiro

Por a 10 de Março de 2022 as 11:52

retalhoA taxa de inflação em Portugal acelerou de 3,3% em janeiro para 4,2% em fevereiro, na comparação com igual período do ano anterior, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 4,2% em fevereiro de 2022, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também acelerou, registando uma variação homóloga de 3,2% (2,4% em janeiro)”, indica O INE.

A taxa de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e  energéticos, apresentou uma subida homóloga de 3,2%, uma taxa superior em 0,8 p.p. à registada em janeiro de 2022.

Relativamente aos produtos energéticos, a subida, em termos homólogos, foi de 15,0%, quando em janeiro havia sido de 12,1%. Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou um crescimento homólogo de 3,7%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou um crescimento homólogo de 4,4%, uma taxa superior de 1,0 p.p. face ao mês anterior e inferior de 1,4 p.p. face valor estimado pelo Eurostat para a zona Euro. “Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 3,4% em fevereiro, superior à taxa correspondente para a área do Euro que se fixou em 2,9%”, dá conta o gabinete de estatística.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *