Distribuição Homepage Newsletter

Lucro da Jerónimo Martins aumenta 48% para 463 milhões de euros em 2021

Por a 9 de Março de 2022 as 19:09

Jeronimo MartinsA Jerónimo Martins encerrou o exercício de 2021 com um resultado liquido de 463 milhões de euros, um crescimento de 48,3% em relação ao ano anterior. A margem EBITDA subiu de 7,4%, em 2020, para 7,6%, em 2021, comunicou a empresa à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários).

O grupo fechou o ano com vendas de 20,9 mil milhões de euros, o que representa um crescimento homólogo de 8,3%. O cash flow cifrou-se em 723 milhões de euros e a divida liquida em 1,3 mil milhões de euros.

“No conjunto do grupo, somámos mais de um 1,5 mil milhões de euros às vendas, ou cerca de dois mil milhões a taxas de câmbio constantes. A maior contribuição voltou a ser da Biedronka, sendo que merecem também destaque o Pingo Doce por ter ultrapassado o marco histórico dos quatro mil milhões de euros de vendas e a Ara por ter passado, pela primeira vez, a fasquia dos mil milhões de euros”, comenta Pedro Soares dos Santos, presidente e administrador delegado da Jerónimo Martins, citado no  comunicado.

Em Portugal, o Pingo Doce atingiu quatro mil milhões de euros em vendas, um crescimento de 4,6% em relação a 2020. Na Polónia, a cadeia de supermercados Biedronka registou  um crescimento de 11% nas vendas em moeda local. Em euros, as vendas atingiram 14,5 mil milhões, 8% acima de 2020.  Já na Colômbia, as vendas da Ara aumentaram 36,1% em moeda local. Em euros, as vendas superaram  os mil milhões, atingindo 1,1 mil milhões de euros, 29% acima do ano anterior.

Perspetivas para 2022

A Jerónimo Martins reconhece  que o que irá acontecer no resto do presente ano está envolto em incerteza. “Acrescendo à incerteza associada à evolução da pandemia de Covid-19, a situação na Ucrânia intensifica os desafios que se antecipam. Na segunda semana após a invasão da Ucrânia pelas forças militares da Federação Russa, ainda é cedo para compreender todas as consequências sobre a região, sobre a Europa e sobre o mundo. […] o rápido aumento da inflação dos produtos alimentares, da energia e dos transportes, é intensificado pelo conflito militar e por crescentes limitações sentidas nas cadeias de abastecimento internacionais. Além disso, verifica-se uma visível depreciação das moedas da Europa de Leste, nomeadamente do zloty”, lê-se no mesmo documento.

Apesar desta incerteza, a empresa mantém a execução do plano de investimento para o ano, um total de 850 milhões de euros, e irá propor o pagamento de um dividendo de 493,3 milhões de euros, equivalente a 7,85 cêntimos por ação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *