Homepage Newsletter Produção

Adega de Penalva apresenta três novos vinhos da Série Especial

Por a 9 de Março de 2022 as 11:41

DãoA Adega de Penalva apresenta três novos vinhos da Série Especial: os brancos Cerceal-Branco e Maceração Pelicular e o tinto Tinta Roriz. Criada em 2015 pelo professor Virgílio Loureiro, imbuído da vontade de criar um conjunto de vinhos com castas tradicionais abandonadas, a Série Especial é constituída por um conjunto de vinhos singulares.

O Penalva Cerceal-Branco 2020 agora lançado resulta de cachos de Cerceal-Branco que “tiveram uma maturação perfeita, com os bagos de película fina a preservar bem os seus ácidos. A vinificação foi de bica aberta, a fermentação começou em cubas de inox e terminou em barricas usadas de carvalho francês. Depois de um estágio em madeira, durante quatro meses, regressou às cubas de inox, onde o vinho permaneceu até ser engarrafado”, definem os enólogos da adega, Virgílio Loureiro e António Pina.

O Adega de Penalva Maceração Pelicular 2020, por sua vez, nasceu a partir da casta Malvasia-Fina. “Com a colheita de 2020 conseguimos aproximar-nos dos grandes brancos das casas solarengas da Beira. O ano de 2020 foi um bom ano na vinha e na adega afinamos um pouco a técnica, conseguindo um vinho ainda mais complexo e dourado”.

Já o Adega de Penalva Tinta Roriz 2017 resulta de uma pequena vinha com mais de 40 anos, plantada em “terrenos pobres” numa encosta virada a sul, junto ao rio Dão. “Em 2017, as geadas no início do ano limitaram a produção e perto da vindima caiu alguma chuva, o que acelerou a maturação dos bagos. As videiras não estavam muito carregadas, pelo que todos os bagos amadureceram bem.
As uvas foram vinificadas em cuba de inox, com desengace completo. Estagiou em barricas, quase todas usadas, durante 12 meses, sendo engarrafado ao fim de 17 meses”, explicam os enólogos.

Fundada em 1960, a Adega de Penalva conta com 1.000 associados e uma área de vinha de 1.500 hectares na região do Dão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *