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“O nosso maior foco está na Europa e nos EUA”

Por a 4 de Março de 2022 as 16:07

Sérgio Reis_CCOO grupo Brasmar tem vindo a apostar em alargar a presença internacional através de aquisições. Sérgio Reis, administrador da empresa, revela o potencial de crescimento com a aquisição da francesa Sedisal. Em entrevista ao Hipersuper, Sérgio Reis faz ainda um balanço do desempenho da Foncasal e da La Balinesa, empresas adquiridas nos últimos anos

O grupo Brasmar adquiriu, nos últimos anos, a Foncasal e a La Balinesa. A estratégia da companhia passa pelo crescimento orgânico, mas também através de aquisições, como foi o caso recente da francesa Sedisal. Através desta aquisição, cujos valores da transação, não foram divulgados, o grupo português pretende explorar os mercados francófonos e adaptar produtos do seu portefólio a estes mercados. “Está previsto fortalecer o portefólio da Sedisal com mais produtos das empresas do grupo Brasmar que se adequem ao mercado francês”, realça Sérgio Reis. O responsável diz ainda que a empresa está atenta a outros mercados europeus e aos Estados Unidos.

O grupo Brasmar adquiriu a maioria do capital da francesa Sedisal. Quando começou o interesse na empresa e quando foram iniciadas as negociações?
O interesse da Brasmar na Sedisal surgiu no início de 2021, sendo que a negociação se iniciou no segundo trimestre 2021.

Que investimentos têm previstos para a empresa?
Sendo a Sedisal uma empresa com uma vertente essencialmente comercial, de momento não estão previstos investimentos significativos.

Estão a ponderar avançar para uma reformulação do portefólio de produtos?
Está previsto fortalecer o portefólio da Sedisal com mais produtos das empresas do grupo Brasmar que se adequem ao mercado francês.

No âmbito da estratégia da Brasmar, que importância terá a Sedisal para o grupo?
A Sedisal terá um contributo fundamental para o crescimento dos produtos das empresas do grupo Brasmar no mercado francês, pois, através da sua rede comercial, teremos melhores condições de divulgação e distribuição dos nossos produtos.

Além da comercialização dos produtos da Sedisal nos mercados francófonos, o objetivo do grupo Brasmar será ainda reforçar a presença dos produtos do seu portefólio nesses mercados?
Exatamente. O nosso objetivo é fortalecer o portefólio da Sedisal com mais produtos das empresas do grupo Brasmar que se adequem ao mercado francês.

O volume anual de negócios da empresa é de 13 milhões de euros. Que objetivos têm em termos de crescimento?
O objetivo da Brasmar será duplicar a faturação da empresa nos próximos três anos.

Como é que a Brasmar pretende acelerar o negócio da empresa?
O que é que o grupo, enquanto acionista, acrescentará à empresa? Sem dúvida que o enorme portefólio de produtos das empresas do grupo da Brasmar será uma mais-valia para a empresa, bem como as grandes capacidades produtivas das nossas unidades industriais, pois permitem acrescentar à Sedisal uma forte capacidade de negociação junto dos seus clientes.

Nos últimos anos, a estratégia de expansão internacional do grupo tem passado por aquisições. O grupo adquire duas empresas espanholas e, agora, uma francesa. O caminho de expansão internacional continuará a passar por aquisições?
A nossa estratégia de expansão internacional passa por crescimentos orgânicos sustentados, não obstante estamos sempre interessados em analisar a possibilidade de aquisições em mercados estratégicos.

Nos últimos anos, a estratégia de expansão internacional do grupo tem passado por aquisições. O grupo adquire duas empresas espanholas e, agora, uma francesa. O caminho de expansão internacional continuará a passar por aquisições?
A nossa estratégia de expansão internacional passa por crescimentos orgânicos sustentados, não obstante estamos sempre interessados em analisar a possibilidade de aquisições em mercados estratégicos.

Quando foi adquirida a La Balinesa, falou-se no objetivo de a empresa crescer a dois dígitos no primeiro ano integrada no grupo Brasmar. Esse objetivo chegou a ser concretizado?
Sim, no ano em que adquirimos a La Balinesa atingimos um crescimento de 14% aproximadamente, sendo que em 2021 fechamos com um volume de vendas cerca de 50% superior ao exercício anterior à aquisição.

Em que mercados os produtos da La Balinesa estão presentes? Como evoluíram as vendas na distribuição?
Os produtos da La Balinesa estão presentes maioritariamente no canal retail, essencialmente em Espanha e Portugal, representando estes países 95% do seu volume de faturação. Em termos de evolução de vendas, o crescimento deu-se pelo aumento do portefólio de produtos nos clientes existentes e também em novos clientes entretanto angariados.

No caso da Foncasal, as marcas da empresa estão presentes no Horeca e na grande distribuição. A pandemia travou os objetivos de crescimento que tinham para a empresa?
Na Foncasal, a situação pandémica impediu o cumprimento dos objetivos no canal Horeca, todavia superamos os objetivos na moderna distribuição. Um canal compensou o outro, pelo que podemos assumir que, globalmente, atingimos os nossos objetivos.

As exportações das duas empresas foram afetadas com a pandemia?
Os nossos clientes de exportação da Foncasal e da La Balinesa têm uma forte presença na moderna distribuição, pelo que durante este período os resultados na exportação superaram as nossas expectativas iniciais.

Nestes anos, com as empresas integradas no grupo Brasmar, os seus produtos chegaram a mais territórios?
Sim, nomeadamente os da Foncasal, através da marca de produtos refrigerados Nuchar. Falamos de produtos com um prazo de validade mais alargado que os produtos da La Balinesa, possibilitando ampliar a oferta da marca a mercados mais distantes, inclusivamente a clientes já do universo do grupo Brasmar.

Que investimentos têm previstos, no futuro, para as empresas internacionais?
Temos feito e temos previstos continuar a fazer diversos investimentos nas nossas unidades industriais, seja ao nível da melhoria de processos produtivos, da modernização de linhas e de infraestruturas e também do aumento das capacidades produtivas.

No total do grupo, como foi o seu desempenho, em vendas, em 2021, em comparação com 2020?
Em 2021 todas as empresas do grupo registaram um crescimento significativo face a 2020. Relativamente aos resultados consolidados, 2021 foi o melhor ano de sempre, com um volume de faturação superior a 240 milhões de euros.

Que previsões têm para 2022?
Apesar de algumas incertezas face à evolução da pandemia, estamos otimistas e temos como objetivo crescer a dois dígitos em termos consolidados.

Entrevista publicada na Edição 399 do Hipersuper

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