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Os desafios dos profissionais de RH no setor do retalho

Por a 2 de Março de 2022 as 16:27

margaridamonteiro-mpPor Margarida Monteiro, senior consultant retail na Michael Page

O retalho foi uma área na qual a pandemia teve um forte impacto, seja em termos de negócio, seja em termos operacionais das equipas. Com a pandemia vieram muitas mudanças, nomeadamente no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Sabemos que o conceito de “local de trabalho” tem mudado a um ritmo muito grande e o grande desafio das empresas será proporcionar aos seus colaboradores mudanças que promovam uma melhor cultura de trabalho. Por isso, reunimos cinco desafios para os quais os profissionais de Recursos Humanos se devem preparar em 2022:

– PREPARAR AS EQUIPAS PARA O TRABALHO REMOTO
Durante a pandemia, a maior parte das empresas, transitou para um modelo de trabalho remoto e, posteriormente, para um modelo híbrido. Apesar de termos muitas empresas a considerarem o regresso ao escritório, a verdade é que observamos que o modelo híbrido é uma tendência que veio para ficar. Valorizado por muitos colaboradores, para uma melhor implementação deste modelo, é necessário que todas as equipas, inclusive de recursos humanos, estejam preparados para desenvolver o seu trabalho à distância. O objetivo será tirar as melhores vantagens deste modelo, exigindo aos recursos humanos que pensem na melhor forma de gerir equipas, com o foco na produtividade e no bom nível de comunicação entre os colaboradores. Para as equipas em que este modelo não é possível, é necessário continuar a trabalhar para o desenvolvimento de uma boa comunicação interna.

– PROPORCIONAR UM LOCAL DE TRABALHO SAUDÁVEL AOS COLABORADRES
Não é novo que o salário emocional começa a ganhar uma grande importância junto dos colaboradores. Obviamente que continua a ter uma preponderância importante na retenção dos colaboradores. Contudo, cada vez mais se valoriza um ambiente de trabalho saudável onde se possa interagir com os colegas e desenvolver um crescimento pessoal/profissional. A pandemia trouxe consigo um grande aumento de doenças do foro mental e, por este motivo, as empresas devem encontrar formas de desenvolver um ambiente de trabalho saudável, seja através de experiências fora do local de trabalho, acesso a cuidados de saúde mental, etc. As empresas de retalho devem olhar para este ponto com maior detalhe, dado todas as especificidades e exigências da área.

– DESENVOLVER A DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
Em 2021 já se observou uma preocupação por parte das empresas em seguirem diretrizes que promovam a diversidade e inclusão nas suas empresas. Ainda assim, consideramos que em 2022 esse foco será muito maior. O objetivo final será sempre promover um ambiente de trabalho inclusivo onde todos se sintam integrados, seja através de formações, dinâmicas internas ou possibilidades de crescimento.

– TRABALHAR OS LÍDERES DO FUTURO
O crescimento a longo prazo numa empresa é definido pelas capacidades técnicas e comportamentais dos seus colaboradores. Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas para implementar estratégias que possam desenvolver os seus profissionais para futuros desafios internos e, consequentemente, promoções internas. O grande foco destas estratégias deve passar por aumentar a motivação dos colaboradores e a consciência das necessidades das suas equipas, no caso do retalho, esta estratégia ainda se demonstra mais importante, dado todo o dinamismo da área.

– DESENVOLVER COMPETÊNCIAS CHAVE ATRAVÉS DE FORMAÇÃO
De forma a combater algumas lacunas no que diz respeito às competências dos colaboradores, os profissionais de recursos humanos devem, primeiramente, fazer uma análise das equipas. Através de ferramentas como avaliações de competências têm a possibilidade de conhecer melhor os seus colaboradores, enquanto os ajudam no desenvolvimento de algumas competências chave para o negócio. Numa área tão dinâmica como o retalho, muitas vezes as formações perdem a sua prioridade no dia-a-dia das empresas, mas a verdade é que o desenvolvimento seja de competências analíticas, como de trabalho em equipa, demonstram ser uma necessidade urgente nos futuros profissionais desta área. Estes são apenas alguns dos desafios que os profissionais de recursos humanos terão no futuro, contudo temos bons exemplos que já começaram a implementar estas práticas. Sem dúvida que, quanto mais cedo estas estratégias forem adotadas, mais cedo poderemos ver os resultados através da produtividade e satisfação de todos os colaboradores. Sendo o retalho uma área tão exigente devido à dinâmica inerente, estas estratégias tornam-se num bom aliado para o aumento da motivação das equipas.

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