Economia Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores sobe em fevereiro

Por a 25 de Fevereiro de 2022 as 13:19

retalhoDepois de uma estabilização em dezembro e de uma diminuição nos dois meses anteriores, o indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro e em fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o gabinete de estatística, esta evolução é o resultado do contributo positivo das expetativas acerca da situação futura económica do país e da situação financeira do agregado familiar.

Em sentido contrário, a evolução das expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes  e as opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar tiveram um contributo negativo  para a evolução do indicador.

“O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou nos últimos cinco meses, prolongando a trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021 e atingindo o valor máximo desde julho de 2008”, salienta o gabinete do INE.

 

O indicador de confiança do comércio desceu em fevereiro, depois de um aumento em janeiro. A evolução do último mês resultou do contributo negativo de todas as componentes, perspetivas de atividade da empresa, apreciações sobre o volume de stocks e opiniões sobre o volume de vendas. Em fevereiro, o indicador de confiança diminuiu no comércio por grosso e no Comércio a Retalho, mais intensamente no primeiro caso”, explica o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *