Homepage Newsletter Produção

Sovena dá mais um passo na descarbonização da fábrica do Barreiro

Por a 22 de Fevereiro de 2022 as 16:02

1.ª Colheita 2019-2020_ Oliveira da SerraO Grupo Sovena vai avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos na fábrica do Barreiro, distrito de Setúbal. O objetivo da dona das marcas Oliveira da Serra e Fula, é produzir a sua própria energia, dando mais um passo no compromisso da neutralidade carbónica.

A Sovena vai instalar cerca de 1.600 painéis fotovoltaicos, numa área aproximada de 6.000 metros quadrados, nas coberturas dos edifícios desta unidade industrial. Com uma produção prevista de 1,3 GWh/ano, este projeto, que deverá ficar concluído no segundo trimestre do ano, representa mais de 15% do consumo total da fábrica, permitindo reduzir 265 toneladas anuais de emissões de CO2.

O objetivo deste investimento passa por “reduzir a pegada ecológica da nossa atividade, através da eficiência na utilização de recursos naturais, da transição energética e da redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), promovendo a circularidade dos nossos subprodutos e embalagens”, comenta Jorge de Melo, CEO da Sovena, citado em nota de imprensa.

A primeira experiência da Sovena na colocação de painéis fotovoltaicos ocorreu nas instalações em Brenes, Espanha, estando já em funcionamento. A empresa tem em análise um projeto semelhante para a fábrica de Plasencia e para os dois lagares que detém naquele país.

Também nas suas herdades, do universo Nutrifarms, foram já instalados painéis solares em duas propriedades, estando prevista a instalação em mais cinco herdades até ao final deste ano.

Além de Portugal, a empresa tem como objetivo ser 100% verde no consumo da sua energia em 2023, nas suas operações em Espanha, Estados Unidos da América e Brasil.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *