Homepage Newsletter Ponto de Venda

77% dos portugueses recorrem a comparadores de preço antes de comprar online

Por a 16 de Fevereiro de 2022 as 16:49

adesao-servicos-online-covid19-unibancoA esmagadora maioria dos portugueses que compra online tem o hábito de fazer pesquisas para comparar preços antes de decidir onde efetuar a compra dos produtos: 92,6% dos portugueses que compram online assumem essa rotina, sendo que 76,8% revelam mesmo ter o hábito de recorrer a sites de comparadores de preços para descobrir onde comprar o produto mais barato.

Estas são algumas das conclusões da segunda vaga do Barómetro E-Commerce, da Marktest, cuja recolha de respostas entre outubro e dezembro de 2021 confirma que quase 57% dos portugueses já tem o hábito de comprar online, sendo que mais de dois terços deles admitem comprar pelo menos uma vez por mês.

Dentro deste universo de compradores, a evolução entre a primeira e segunda vaga do Barómetro E-Commerce revela que há indicadores que parecem confirmar a crescente digitalização do hábito de compra: o número de inquiridos que admite pesquisar online e depois comprar numa loja física recuou de 83,7% para 81,4%, enquanto o número de portugueses que diz ver produtos em lojas físicas antes de comprar online aumentou de 56,1% para 65,7%.

O facto de uma loja “Ter os preços mais baixos” continua a ser o indicador mais decisivo para a maioria dos compradores online (56%) escolherem o site de e-commerce onde efetuam a compra dos produtos. O segundo indicador mais referido (37,3%) como decisivo pelos compradores online é o facto de a loja “Não ter portes de envio”.

No que respeita ao local de entrega das compras online, a casa dos compradores continua a ter larga vantagem (78,5%) nas respostas dos inquiridos. Mas entre a primeira e a segunda vaga do barómetro registaram-se aumentos no número de portugueses que dizem escolher o local de trabalho, pontos de levantamento click & collect ou o levantamento na loja de compra para acederem aos produtos comprados online.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *