Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Por onde vai passar a transformação digital dos negócios em 2022?

Por a 15 de Fevereiro de 2022 as 16:35

Engineer touching laptop check and control welding robotics automatic arms machine in intelligent factory automotive industrial with monitoring system software. Digital manufacturing operation.Industry 4.Nos últimos dois anos, as empresas reforçaram a aposta na digitalização para contornar o impacto da pandemia nos negócios. Segundo um estudo da Llorente & Cuenca (LLYC), este ano será um ano de “consolidação e universalização” de algumas tendências que começaram a surgir em meados de 2020.

Devido às circunstâncias excecionais que vivemos nos últimos dois anos, nós, enquanto sociedade, demos passos gigantescos na adoção de uma consciência digital que, normalmente, teria demorado mais tempo a adquirir”, sublinha Marlene Gaspar, diretora sénior de engagement e deep digital business da LLYC em Portugal, citada em comunicado de imprensa.  “Isto fará com que a transformação digital acelere a cada dia que passa, pelo que prevemos um 2022 em que assistiremos a grandes disrupções nesta área”, prevê a responsável.

O relatório Tendências Deep Digital Business 2022, elaborado pela LLYC, identifica dez dos principais aspetos que marcarão a transformação digital de empresas e instituições este ano. Fique a par.

  1. Inteligência Artificial (IA) para as boas relações: Tecnologias como o processamento da linguagem natural, o reconhecimento de imagens ou áudio, combinadas com a visualização de dados permitem atualmente estruturar, analisar e visualizar insights e motivações dos vários stakeholders.
  1. Democratização dos dados: As culturas data-driven vão ser cada vez mais valorizadas nas organizações que passarão a ter o mantra de que “a melhor forma de fazer bem o seu trabalho é fazer uso da informação que é gerada pelas equipas de intelligence”.
  1. No cookies, no party: Estão a emergir outros modelos de informação sem recurso a cookies, formas mais transparentes e “limpas”. Assim, as marcas apostam cada vez mais na construção de uma first party data que permite conhecer melhor as suas audiências.
  1. Metaverso. Imersão no futuro: Estamos a poucos anos de nos mudarmos massivamente para o metaverso: os dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada farão parte da nossa vida até 2030, quebrando todas as barreiras entre o que é a realidade e o virtual.
  1. Da era digital à era quântica: A computação quântica possibilitará processar um volume enorme de informações a uma velocidade exponencial e serão sistemas complexos e especializados que passarão a estar presentes em contextos científicos, tecnológicos e até corporativos.
  1. Públicos fluidos: Estamos a deixar de segmentar a audiência por idade ou género para passar a analisá-la de acordo com o comportamento e a comunidade a que pertence naquele momento – uma caracterização fluída, em experimentação constante.
  1. As arquiteturas multi cloud: Atualmente, o serviço cloud é muito mais que o armazenamento de informação: é um dos principais aliados das equipas tecnológicas para quebrar barreiras à capacidade de intelligence das empresas.
  1. O momento do marketing inclusivo: A inclusão é um fosso à escala global – não apenas na esfera digital. Numa sociedade onde a diversidade parece não ter lugar, o marketing inclusivo surge para pensar em todas as pessoas, e não apenas na maioria. É no todo que a diversidade está incluída.
  1. A tecnologia no (e para o) talento: Transformar o talento tecnológico dentro das empresas não só é mais vantajoso, como também é mais saudável para a cultura corporativa de uma empresa. A IA permitirá personalizar a formação adaptada a cada colaborador.
  1. Deep digital leadership: A verdadeira transformação digital não é apenas ao nível das ferramentas e tecnologias: envolve mudanças culturais e estratégicas profundas. A transformação digital exige líderes digitais que pensam, agem e reagem de forma diferente.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *