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Nuno Luz (Fnac): “O objetivo é abrir uma loja Nature & Decouvertes por ano nos próximos dois”

Por a 11 de Fevereiro de 2022 as 15:23
Nuno Luz, diretor geral da Fnac Portugal

Nuno Luz, diretor geral da Fnac Portugal

O grupo Fnac Darty vai abrir uma loja Nature & Decouvertes por ano em Portugal até 2023, depois de estrear este novo conceito no centro comercial Amoreiras, em Lisboa. Nuno Luz, diretor geral da Fnac Portugal, sublinha que a expansão estará concentrada na área da Grande Lisboa. Fora de Lisboa, a insígnia que defende o “consumo ético e ecológico” terá espaços “shop in shop” dentro das lojas Fnac

Depois de França, Suíça, Bélgica e Luxemburgo, a insígnia Nature & Découvertes abre a primeira loja em Portugal. Porquê agora?

Encaramos esta abertura como um processo natural da expansão da marca.  Estes dois últimos anos mostraram-nos que o mundo está a mudar e que todos nós precisamos de acompanhar essa mudança. Trouxeram a consciencialização para os temas do ambiente, saúde, de socialização, da nossa relação com outros e com o mundo. Esta marca pretende inspirar a fazer essa mudança. Traz consigo o propósito de criar um mundo melhor, apelando a um modo de vida mais consciente, mais próximo da natureza, com foco no bem-estar e no respeito pelo planeta.

Investiram 300 mil euros e abriram no Amoreiras, em Lisboa. Qual é a área da loja?

A loja da Nature & Decouvertes das Amoreiras tem uma área de 108 metros quadrados de superfície de venda. Na sua construção e mobiliário foram usados materiais nobres e naturais, sem a utilização de químicos, para que a experiência de loja seja fiel à promessa da marca.

Porquê o Amoreiras Shopping Center para a estreia da marca?

A localização nas Amoreiras surgiu por conseguir a conjugação perfeita de se encontrar no centro da cidade e junto a uma grande comunidade francesa que já conhece a marca e a valoriza.

Mantiveram o nome da marca em todos os países onde operam? Porquê?

A insígnia já existe desde 1990 com um posicionamento muito próprio que defende o consumo ético e ecológico, e é identificada por isso. A sua notoriedade é indiscutível nos mercados onde opera. Para capitalizar este património de valores associados à própria marca, é fundamental mantê-la tal como é. Pois, é assim que ela é reconhecida.

Qual a proposta de valor da nova insígnia?

Inspirada num estilo de vida sustentável e nos princípios do ‘slow living´, a marca tem por missão de encorajar adultos e crianças a redescobrir a natureza. A Nature & Découvertes distingue-se por recriar uma atmosfera que se inspira na calma e na serenidade da natureza, uma intenção que está bem patente em toda a loja, onde tudo está preparado para proporcionar uma experiência diferente, muito sensorial, criada para despertar os cinco sentidos.

O que acrescenta de novo esta insígnia ao mercado de retalho português?

A grande maioria dos produtos disponíveis na loja foram desenvolvidos pela Nature & Decouvertes, não estando disponíveis em outros retalhistas. Pretendemos oferecer uma gama alargada de produtos sustentáveis e certificados, que sejam úteis, interessantes, inteligentes, de qualidade, originais, que respeitem as condições de trabalho (comércio justo), que promovam a curiosidade, espírito de aventura e o entusiasmo do consumidor. É sem dúvida uma oferta diferente a tudo o que existe no mercado português.

Que tipo de consumidores se propõem a conquistar com o novo conceito?

Pretendemos que a marca se afirme no mercado nacional como uma referência na escolha consciente dos portugueses que optam, cada vez mais, por um consumo informado. Por outro lado, sabemos que as atividades outdoor e a descoberta do nosso país tem sido uma tendência crescente. Com a multitude de locais que há para explorar, queremos oferecer produtos que permitam disfrutar mais dessas novas aventuras.

Como descreve o layout e a organização das categorias de produto no ponto de venda?

A loja tendo uma área relativamente pequena não tem departamentos estanques. De todas as formas, inclui quatro universos distintos da Nature & Decouvertes. Uma zona do “bem-estar”, com artigos que vão desde aromatizadores a produtos para yoga. Uma segunda área, com produtos para uma “vida natural” como sejam as fragâncias, elementos de decoração e home garden. Uma terceira categoria que é a vida ao ar livre e viagens, com instrumentos para explorarmos a natureza (binóculos, telescópios, facas, entre outros) e acessórios de viagem (mochilas, gorros, cachecóis, entre outros produtos). E por último, uma quarta categoria, com jogos para crianças e adultos, produzidos com produtos naturais e que procuram sempre instigar o pensamento ou o contacto com a natureza.

Temos, ainda na loja, livros ligados aos conceitos anteriormente apresentados, e sabores de todo o mundo representados na forma de chás, café ou mesmo cervejas.

Têm planos para abrir uma flagship store com 350 m2 em 2022. Qual o valor do investimento no novo espaço? Já têm a localização? É em Lisboa?

O plano passa por aumentar a representação na zona da grande Lisboa antes de entrarmos em outras regiões do país. Ainda não temos a localização definida, portanto é muito cedo para falarmos de valores de investimento.

O grupo Fnac Darty estima alcançar, no primeiro ano de atividade da nova insígnia um volume de negócios de um milhão de euros. Este volume de negócio esperado tem em conta estas duas lojas já anunciadas?

Não, esse valor de volume de negócios é a nossa ambição para a loja das Amoreiras.

Quantas lojas idealmente gostariam de ter no mercado português?

O objetivo é abrir uma loja por ano nos próximos dois anos. Neste período, fora de Lisboa, trabalharemos essencialmente em espaços shop in shop dentro das lojas Fnac que tenham superfície de venda para passar esta mesma experiência.

A expansão internacional da Nature & Découvertes é para continuar? Quais os próximos destinos?

É algo que está a ser planeado, mas ainda sem definição. Neste momento, a marca encontra-se em França e na Suíça, com o conceito de lojas próprias e franchising. A aposta passa neste momento por aumentar o footprint em Portugal, para além da expansão nos países já comentados.

Qual a faturação global da marca?

É uma informação que não estamos autorizados a divulgar, decorrente de sermos um grupo cotado na bolsa de Paris. No entanto, podemos avançar que a insígnia tem uma representatividade significativa no volume de vendas do grupo, depois das marcas Fnac e Darty.

*Entrevista originalmente publicada na edição 398 do Hipersuper

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