Economia Homepage Newsletter

Índice de preços no consumidor cresce para 3,3% em janeiro

Por a 10 de Fevereiro de 2022 as 15:18

retalhoA taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) cresceu para 3,3%, em janeiro, mais 0,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também cresceu, registando uma variação homóloga de 2,4%, que compara com 1,8% em dezembro.

Segundo o INE, a variação mensal do IPC foi 0,3% (nula no mês precedente e -0,3% em janeiro de 2021), enquanto a variação média dos últimos doze meses foi 1,5%, face a 1,3% em dezembro.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 3,4%, superior em 0,6 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 1,7 pontos percentuais ao valor estimado pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) para a zona Euro. Em dezembro, esta diferença foi de 2,2 pontos percentuais.

Excluídos os produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal registou uma variação homóloga de 2,5%, valor que corresponde a uma taxa igual à estimada para o mesmo indicador na zona Euro. O IHPC registou uma variação mensal de 0,3% (nula no mês anterior e -0,3% em janeiro de 2021) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2% (0,9% no mês precedente).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *