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Mistolin vai reforçar produção em Portugal e Moçambique

Por a 9 de Fevereiro de 2022 as 16:12

MISTOLIN COMPANY - DIRETOR GERAL (RICARDO SANTOS)A Mistolin tem uma capacidade global de produção de 40 mil toneladas anuais, 30 mil em Aveiro e dez mil na fábrica instalada em Moçambique. É objetivo estratégico do MSTN Group “reforçar a capacidade de produção das duas unidades” de produção de detergentes, revela Ricardo Santos, diretor geral Mistolin Company Portugal, em entrevista ao Hipersuper

O MSTN Group entrou no capital social da Mistolin Company em 2001. O grupo é dono da totalidade do capital da empresa?

A Mistolin Company é uma empresa portuguesa fundada em 1992 e é detida em 100% pelo MSTN Group. O MSTN é um grupo empresarial de cariz familiar e de capital 100% português. O grupo emprega diretamente mais de 500 pessoas, distribuídas por 25 empresas localizadas em Portugal, Cabo Verde e Moçambique. Atua nas áreas empresariais de indústria química, packaging, retalho especializado, assistência técnica, indústria alimentar, seguros, serviços, trading e participações.  O volume de negócios do MSTN Group em 2020 foi de cerca 30 milhões de euros e espera-se um volume de 33 milhões de euros em 2021.

Que balanço faz da performance da marca Mistolin nos últimos três anos, no antes e no pós-pandemia, quer no mercado profissional quer no mercado doméstico?

Um balanço muito positivo e em linha com as nossas expetativas em termos de crescimento nos mercados nacional e internacional. A nossa ambição é sermos reconhecidos pela alta fiabilidade e performance dos produtos e como uma empresa de referência no setor da indústria química em Portugal, tanto pelos prémios como pelas certificações que temos vindo a conquistar – somos a primeira empresa de produtos de higiene e limpeza de uso doméstico e profissional com certificação IFS HPCV2 em Portugal e estamos no Top 100 das melhores empresas para trabalhar em Portugal – assim como pelos produtos e inovações que lançamos para o mercado.

O negócio principal da Mistolin Company é Business to Business (B2B)?

Sim, o negócio principal da Mistolin Company é B2B, onde é líder de mercado em Portugal no setor da detergência. Uma liderança sustentada na inovação e no desenvolvimento de soluções e produtos que lhe conferem uma forma única e diferenciadora de estar no mercado. Com uma forte presença internacional, os mercados externos distribuem-se por três continentes – Europa, África e Ásia – e representam cerca de 35% do volume de vendas. Os restantes 65% são referentes ao mercado nacional, dos quais mais de dois terços são produtos de grande consumo subdivididos entre private label e private brands.

Que balanço faz das vendas da marca?

O crescimento do volume de vendas nos últimos cinco anos tem sido acima dos 10% e as previsões apontam para que este nível de crescimento se continue a registar, o que nos deixa muito satisfeitos com os resultados alcançados. A pandemia trouxe efetivamente uma maior procura por parte dos profissionais dos diferentes setores – hotelaria, restauração, economia social – por produtos de limpeza e desinfeção, que se repercutiu num crescimento destas categorias em termos de resultado líquido.

Em Portugal, a Mistolin tem fábrica em Vagos. Qual a capacidade de produção da fábrica portuguesa?

Sob o universo da detergência, o MSTN Group tem duas unidades industriais, a Mistolin Company Portugal com uma capacidade instalada de aproximadamente 30 mil toneladas por ano e a Mistolin Company Moçambique com uma capacidade instalada de cerca de 10 mil toneladas ano.

A unidade portuguesa situa-se em Vagos, concelho de Aveiro, e tem uma área de implantação de dez mil metros quadrados, para a produção de volumetrias desde 75mL até 1000 L, com elevada competência técnica e operacional na produção de soluções de higiene e limpeza para o setor doméstico e profissional.

Orgulhamo-nos de ter um nível de serviço OTIF (On Time, in Full), um dos KPI´s mais utilizados no mercado para medir percentagem de pedidos entregues conforme quantidade e especificações solicitadas e ocorridas no prazo determinado pelo cliente, superior a 99%.

Qual a capacidade de produção global da Mistolin Company?

A capacidade global anual de produção da Mistolin Company ronda as 40 mil toneladas anuais, 30 mil em Portugal e dez mil na nossa unidade em Moçambique. É nosso objetivo estratégico continuar a reforçar a capacidade de produção nas duas unidades.

Que investimentos têm vindo a levar a cabo nas valências industrial e logística em Portugal para tornar mais eficiente o negócio e dar resposta às novas tendências de consumo, como é exemplo a sustentabilidade social, ambiental e ética?

Temos em curso um ambicioso plano de investimentos que, desde 2013, tem vindo a permitir aumentar a capacidade instalada, inovar no processo de fabrico e no tipo de produtos que disponibilizamos ao mercado com novas formulações e packaging revolucionário, bem como produzir de forma mais eficiente e sustentável produtos de referência e líderes nos mercados em que atuamos. Esta ambição e conquistas têm vindo a ser reconhecidas com a obtenção de certificações e referenciais muito exigentes, como é o caso da IFS HPCV2. A Mistolin é a primeira empresa portuguesa na área da detergência a ser distinguida com esta norma internacional que avalia fabricantes e fornecedores em termos de segurança e higiene do produto. Esta certificação é composta por uma série de exigentes standards que cobrem todos os processos ao longo da cadeia de produção.

A distinção Prémios Kaizen Excelência na Qualidade, o facto de termos sido finalistas nos prémios COTEC Inovação e integrarmos a lista da revista Exame das 100 Melhores Empresas para trabalhar em Portugal, são igualmente fatores que nos deixam orgulhosos e que validam a estratégia que temos vindo a adotar do ponto de vista industrial e comercial.

Recentemente inauguraram o MISTOlabs. Em que consiste este projeto?

O Mistolabs é o primeiro laboratório do conhecimento na área da detergência em Portugal. É um conceito de valor criado pelo MSTN Group com uma referência de atuação transversal a todas as empresas do grupo. Um laboratório com identidade Mistolin dedicado ao conhecimento, à formação e à inovação. A fundamentação pela educação é o objetivo pelo qual pretendemos aproximar o universo Mistolin dos nossos clientes (e potenciais clientes), bem como dos centros de conhecimento (profissionais, tecnológicos, ensino superior, entre outros), sensibilizando-os para a vertente prática das nossas soluções para uso doméstico e, acima de tudo, para uso profissional, apoiando-os nos diferentes setores de atuação.

Ainda no mercado português, ou melhor ibérico, quem faz a distribuição do portefólio da marca para o segmento B2C é a Brandcare. Porque decidiram externalizar a operação de distribuição da marca no segmento B2C? Que balanço faz desta parceria?

Numa altura em que a Mistolin pretendia concentrar os esforços de crescimento e internacionalização, houve a oportunidade de passarmos os direitos de comercialização da marca Mistolin para o setor doméstico em Portugal e em Espanha para um parceiro que conhece bem a operação da grande distribuição, ao mesmo tempo que alarga a panóplia de marcas do seu portefólio. Tem sido uma relação win-win, onde, além de crescermos juntos, continuamos em conjunto e numa relação de verdadeira parceria a desenvolver novas ofertas inovadoras para o mercado e a garantir a liderança no mercado dos desengordurantes B2C.

Está nos vossos planos ter fábricas em outros países? Se sim, quais?

Atualmente, estamos a investir em Portugal para que nos próximos anos tenhamos uma resposta mais eficaz ao nível da produção e da logística. Acreditamos que existe ainda um caminho a fazer na Península Ibérica e estamos focados em ser cada vez mais a referência nestes países. Relativamente a projetos internacionais, estamos sempre atentos a oportunidades com parceiros locais em vários países.

Exportam produto a partir do mercado português? Se sim, em que quantidades e para que países?

Cerca de 35% do nosso volume de negócios é exportação, sendo os mercados principais a Ásia (China e Malásia), Europa e África. Ambicionamos continuar a colocar a marca Mistolin noutros mercados internacionais e a crescer nos atuais.

Que balanço faz do negócio de private label?

Além dos produtos para uso profissional que valem cerca de 30% do nosso volume de negócios, temos uma estratégia de alargamento do sortido para clientes de private label, essencialmente na Península Ibérica e centro da Europa, com produtos focados na qualidade, na inovação e na performance. Relativamente ao desenvolvimento de negócio em private label, nos últimos anos temos sido recorrentemente procurados por várias insígnias na Península Ibérica com necessidades mais específicas.

Na Mistolin Company sabem que conseguem encontrar produtos e formulações com maior eficácia e performance, assim como aspetos sensoriais diferenciadores. Não somos focados no preço nem nunca fomos, procuramos trazer sempre um produto ou formulação eficaz, com excelente desempenho e a preço competitivo.

O mercado de private label tem elevado cada vez mais a fasquia na sua oferta, mudando o paradigma, trazendo cada vez mais produtos bons, diferenciadores e a preços competitivos. Somos reconhecidos por desenvolver produtos e formulações muito eficazes em desengordurar. Essa é talvez a nossa principal porta de entrada quando captamos novos clientes, no entanto temos desenvolvido vários negócios noutras áreas da detergência, tais como lavandaria, auto, tanto na área profissional como na área doméstica. Temos ainda sido pioneiros em alguns desenvolvimentos de produtos, trazendo cada vez mais produtos de origem natural e amigos do ambiente.

Qual o volume de negócios da Mistolin em 2020 e qual a variação esperada no final deste ano?

Esses dados não estão disponíveis.

Quantos trabalhadores tem a Mistolin Company?

A Mistolin Company em Portugal tem cerca de 90 colaboradores, sendo que o universo do MSTN Group emprega atualmente 530 colaboradores distribuídos por Portugal, Cabo Verde e Moçambique.
*Entrevista originalmente publicado na edição 398 do Hipersuper

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