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ZØR: Logística térmica à medida

Por a 3 de Fevereiro de 2022 as 15:35
Manuel Pizarro, CEO da ZOR

Manuel Pizarro, CEO da ZOR

Beneficiando do contexto de pandemia, a empresa com base logística no Porto cresceu em média 20% nos últimos três anos e deverá fechar 2021 com uma faturação próxima dos três milhões de euros

O que têm em comum uma vacina entregue em Portugal que durante o percurso é conservada a uma temperatura entre os dois e os oito graus Celsius e um contentor de produtos nacionais perecíveis que chega a um destino internacional em perfeitas condições? Estes dois exemplos de transporte de bens essenciais têm em comum uma cadeia logística térmica eficiente.

Num contexto em que a pandemia reforçou a importância de uma cadeia térmica eficiente para a distribuição de vacinas, alimentos e outros bens essenciais, a ZØR decidiu mudar de identidade. A empresa da Maia, com um percurso de mais de 20 anos ligado à cadeia térmica das indústrias alimentar, farmacêutica e de saúde, com soluções desenvolvidas à medida das necessidades de cada negócio, decidiu fazer um rebranding em setembro do ano passado. De APP Thermal Chain Innovation passou a ZØR. Manuel Pizarro, CEO da ZØR, esclarece que o período vivido obrigou a empresa (assim como a muitas outras empresas) a refletir sobre o caminho que quer percorrer. “Acreditamos que é preciso passar de uma análise focada apenas nos custos por solução (sem considerar o custo global, o impacto no planeta, os custos sociais de ter produções distantes, os riscos de não ter indústria e logística por perto) para uma abordagem cada vez mais inovadora, sustentável e global”, defende o CEO.

Para um empreendedor, não é fácil mudar o nome da empresa que criou e alimentou, confessa. Mas, a proposta que chegou da Loyal Behavior foi amor à primeira vista. “Parecia certo, senti que era certo”, recorda.

“A ideia de escolher o nome “ZØR” nasceu da personalidade e energia do empresário que dirige a empresa. Na fase inicial do trabalho, percebemos que era a energia que Manuel Pizarro coloca no negócio, na empresa e na inovação da cadeia térmica que deveria ser a ideia central por trás da marca”, começa por dizer Mafalda Henriques, partner da Loyal Behavior. “Chegámos a essa ideia central de ‘uma descarga de energia’ e então começamos a concentrar-nos no som – como seria o som uma descarga de energia? Identificamos “ZØR” de maneira criativa porque gostamos da potência do som”. “A maneira como o escreveríamos veio depois, criando uma ligação com a cultura escandinava e permitindo-nos um balanço entre força e sofisticação”, acrescenta Mafalda Henriques.

A nova marca reflete o “reforço do mindset da empresa: global, inovadora, voltada para a consultadoria através da oferta de serviços que permitam chegar, para cada cliente à solução única, exata e precisa, que cada situação exige”, acredita o CEO.

Faturação próxima dos três milhões

Com 100% de capital português, a ZØR especializou-se na prestação de dois serviços principais: a distribuição e a manutenção local e o apoio à exportação. Na cadeia térmica alimentar e farmacêutica, a principal tendência atualmente passa por criar, cada vez mais, sistemas que, ao mesmo tempo, acautelem a distribuição de alimentos e produtos farmacêuticos e, em simultâneo, consigam agregar sensores que fornecem informação de apoio à tomada de melhores decisões antecipadamente, explica Manuel Pizarro.

Beneficiando do contexto de pandemia, a empresa com base logística no Porto cresceu em média 20% nos últimos três anos e deverá fechar 2021 com uma faturação próxima dos três milhões de euros, valor que compara com os 2,3 milhões de euros registados em 2020.

Sobre o futuro, o CEO da empresa que dá emprego a 25 pessoas diz que procurará “responder aos desafios que se avizinham com bons materiais, que sejam produzidos na proximidade, com a procura de materiais mais sustentáveis e aposta em logísticas e fábricas de proximidade. As decisões não podem estar dependentes de fornecedores longínquos”, sublinha. “A pandemia mostrou-nos isso. Validar fornecedores próximos, com valores de sustentabilidade, para poder responder localmente com estabilidade nos preços, este é o nosso maior desafio”.

A empresa prepara-se ainda para “atacar com mais força” os mercados internacionais. A empresa reconhecida com o Estatuto Inovadora COTEC 2021 tem negócios no Dubai, na Argentina, no Brasil e um pouco por toda a Europa.

*Texto originalmente publicado na edição 398 do Hipersuper

 

 

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