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Henkel coloca em marcha integração de unidades de negócio de Laundry & Home Care e de Beauty Care

Por a 28 de Janeiro de 2022 as 15:15
Carsten Knobel, CEO da Henkel

Carsten Knobel, CEO da Henkel

A Henkel pretende fundir as unidades de negócio de Laundry & Home Care e de Beauty Care numa organização denominada Henkel Consumer Brands.

O processo de integração está já a ser colocado em marcha, esperando-se que a nova unidade de negócio entre em funcionamento no começo de 2023. A ideia da empresa alemã é contruir uma plataforma multicategoria direcionada para o crescimento, tendo as marcas de consumo reunidas na mesma estrutura, como a Persil e a Schwarzkopf.

“Iremos unir forças nos nossos negócios de bens de consumo para criar uma unidade de negócios forte e integrada como base para o crescimento rentável no futuro. O negócio integrado de Consumer Brands trará benefícios significativos para a Henkel, para os nossos acionistas, clientes e equipas, e estará bem posicionado para moldar ativamente o seu futuro numa indústria muito dinâmica, explica Carsten Knobel, CEO da Henkel, citado em comunicado.

O processo de integração será liderado por Wolfgang König, presidente executivo da unidade de negócios de Beauty Care. Bruno Piacenza, líder da unidade de negócios de Laundry & Home Care continuará à frente do negócio, trabalhando em colaboração com Wolfgang König no processo de transição. Piacenza ficará na Henkel até ao final de 2022.

Carsten Knobel adianta que a Henkel está a criar uma plataforma que gera cerca de 10.000 milhões de euros em vendas. “Isto proporcionará uma base mais ampla para otimizar e moldar ainda mais o nosso portefólio até um perfil de maior crescimento e margem. Captaremos também importantes sinergias e melhorias de eficiência, permitindo-nos libertar recursos para utilizar em parte para investimentos específicos nas nossas prioridades estratégicas, como a inovação, a sustentabilidade e a digitalização”, explica.

“Seremos um empregador ainda mais atrativo, oferecendo maiores funções e oportunidades de crescimento num setor apaixonante. Resumindo, estou convencido de que esta fusão levará a nossa agenda de Crescimento Propositado para o próximo nível”, acrescenta Carsten Knobel.

A Henkel, no âmbito desta estratégia, tem agora a ambição financeira, a médio e a longo prazo, de atingir um crescimento orgânico de vendas entre 3% e 4% e uma margem de EBIT ajustada de cerca de 16%.
Por outro lado, a companhia alemã tomou a decisão de levar avante desinvestimentos ou a descontinuação de marcas e negócios considerados não essenciais. A Henkel tem também na mira a aquisição em categorias na área de consumo. Em relação ao portefólio de Beauty Care, a Henkel tem já previstas medidas para 2022.

 

A Henkel está ainda a lançar um programa de recompra de ações com um volume total de até 1.000 milhões de euros. No âmbito deste programa serão recompradas as ações preferenciais da Henkel por um valor até 800 milhões de euros e as ações ordinárias por um valor até 200 milhões de euros, o que corresponde a uma participação de cerca de 3% do capital social da empresa.

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