Distribuição Homepage Newsletter

Compras superam em dezembro período pré-pandémico

Por a 6 de Janeiro de 2022 as 15:50

comprasNo mês de dezembro de 2021, o consumo em Portugal superou os níveis pré-pandemia. Em relação a 2020, a subida no total de compras – físicas e online – foi de 26%, em relação a 2019 o crescimento foi de 19%.

Considerando apenas as compras físicas, registou-se no mês de dezembro um incremento de 6% face a 2020 e de 12% face a 2019, revela a SIBS, em comunicado. Já as compras online, essas, aumentaram 86% face a 2019 e de 31% face a 2020. “O comércio online tem ganho um peso assinalável no total das compras realizadas pelos portugueses, a representar no último mês de dezembro 14% do total de compras, quando em dezembro de 2019, esse peso era de apenas 9%”, lê-se no documento enviado à imprensa.

Entre as categorias de produto onde as compras mais cresceram em dezembro, na comparação com o conjunto do ano, destacam-se jogos, brinquedos, puericultura, decoração e artigos para o lar, moda e acessórios, perfumaria e cosmética e tecnologia.

A SIBS sublinha ainda que os portugueses privilegiaram o serviço MB Way como forma de pagamento para as suas compras de Natal, uma tendência notória tanto nas compras físicas como nas compras online. No mês de dezembro, os pagamentos em loja com o telemóvel através deste serviço cresceram dez vezes face ao período homólogo de 2019 e as compras online registaram um incremento de seis vezes face ao mesmo período, em ambos os casos mais do que duplicando em relação a 2020.

“O MB Way termina o ano de 2021 com mais de 3,7 milhões de utilizadores e mais de 25 milhões de operações por mês”, termina a entidade gestora da rede multibanco.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *