Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores e clima económico estabilizam em dezembro

Por a 4 de Janeiro de 2022 as 13:13

retalho_checkpointO indicador de confiança dos consumidores estabilizou em dezembro, depois de uma diminuição nos dois meses anteriores, particularmente significativa em novembro. O mesmo sucedeu com a confiança dos empresários, segundo dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o contributo positivo das expetativas sobre a evolução futura da situação económica do país contribuiu para evolução da confiança dos consumidores. As avaliações são, no entanto, negativas no que diz respeito às expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes e da situação financeira do agregado familiar.

O clima económico, indicador que mede a confiança dos empresários, seguiu a mesma tendência de estabilização, embora tenha vindo a apresentar “um comportamento irregular desde julho”.

A indústria transformadora e a construção e obras públicas registaram, em dezembro, um aumento do indicador de confiança, existindo uma descida ligeira no comércio e nos serviços.

Relativamente às expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços, o setor da construção e obras públicas antecipa subidas, voltando a atingir o valor máximo da série, reforçando o movimento ascendente observado desde maio.  Na indústria transformadora, as perspetivas situam-se no valor máximo desde 1990.

No comércio, as perspetivas sobre a evolução futura dos preços diminuíram em dezembro, depois de em novembro terem atingido o valor máximo da série iniciada em 2003. Nos serviços também se registou uma diminuição, depois de aumentos nos quatro meses anteriores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *