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As três tendências que irão moldar o futuro do retalho em 2022

Por a 28 de Dezembro de 2021 as 11:21

onlineO comércio retalhista enfrentou um dos anos mais desafiantes da sua história. Os hábitos de consumo mudaram muito num curto espaço de tempo, o que obrigou ao desenvolvimento de novas experiências diretamente ligadas ao processo de compra e ao consumidor final. Estas tendências irão continuarão a desenvolver-se ao longo do próximo ano. A Adyen, plataforma global de pagamentos, identificou as três principais tendências que irão moldar o futuro do setor do retalho em 2022: comércio unificado com experiências multicanal, consumidor mais exigente e adaptado à tecnologia e ética e responsabilidade no consumo. Fique a par.

1.         Comércio unificado: experiências multicanal 

Quatro em cada dez empresas portuguesas investiram no processo de comércio unificado ao longo deste ano, de acordo com o Retail Report da Adyen de 2021. O comércio unificado favorece uma gestão unificada para que as empresas não corram o risco de entregar experiências de compra que não satisfaçam as expetativas dos consumidores.

Juan José Llorente, country manager para Portugal e Espanha da Adyen, acredita que “a promoção do comércio unificado será essencial para que os consumidores possam interagir através de diferentes canais em 2022”, acrescentando que, com o comércio unificado, “todos os dados de pagamento serão introduzidos no mesmo sistema, permitindo uma riqueza de experiências multicanal, simplificando a reconciliação e reconhecendo informações valiosas sobre os clientes”.

O comércio unificado reúne toda a gestão empresarial numa única plataforma, processos como gestão de stocks, dados de clientes, encomendas e todas as operações comerciais de uma empresa. “Conhecer os clientes não só melhora a experiência, como também fornece a informação necessária para elaborar um plano comercial que impulsione as compras e personalize a lealdade”, afirma Juan José Llorente, citado em nota de imprensa.

2.         O consumidor será mais exigente e adaptado à tecnologia

Em 2022, os portugueses tornar-se-ão mais exigentes no que diz respeito às compras, tanto online como em loja, e darão prioridade às vantagens tecnológicas e à conveniência do processo face ao preço, afirma a Adyen.

Os novos padrões de consumo forçaram, nos últimos dois anos, as empresas a acelerar os seus processos de digitalização. “Como resultado, as lojas enfrentarão um sistema híbrido, onde o utilizador desejará experimentar e alargar a sua presença digital a ambientes físicos e onde a indústria mudará a forma como os retalhistas entendem as compras e as suas estratégias”, acrescenta.

3.         A ética e a responsabilidade no consumo

Para 42% dos inquiridos pela Adyen, a ética de um retalhista é o mais importante e 33% dizem-se mais suscetíveis de comprar a retalhistas com fornecedores ou cadeias de fornecimento éticas.

São precisamente os millennials e a geração Z que assumem a responsabilidade enquanto compradores para evitar a degradação ambiental. Valores como a responsabilidade e a diversidade serão cada vez mais importantes na escolha do local de compra em 2022.

Em jeito de conclusão, Juan José Llorente afirma que a “expansão do comércio unificado, a diversidade dos métodos de pagamento, a digitalização para melhorar a experiência de compra, assim como uma oferta ética e responsável”, serão os principais temas da agenda do retalho em 2022.

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