19% das empresas europeias obtêm mais de 1% do volume de negócios online
Em 2020, um total de 22% das empresas da União Europeia (UE) venderam bens e serviços através do canal online e 19% destas relataram que as vendas online atingiram, pelo menos, 1% do volume de negócios global, o que representa um crescimento de um ponto percentual em relação a 2019 e um crescimento de 13% em comparação com 2010, segundo dados do Eurostat.
De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia, as empresas portuguesas estão abaixo da média da UE: cerca de 16% das empresas portuguesas obtêm mais de 1% do volume de negócios através do canal online.
Entre os países europeus, a Dinamarca lidera com uma quota de 38% de empresas a faturar pelo menos 1% do seu volume de negócios através das vendas eletrónicas. A Irlanda e a Suécia completam o Top 3. A Bélgica e a Finlândia registaram o maior aumento em 2020, ambos os países com um crescimento de cinco pontos percentuais, para uma quota de 31% e 24%, respetivamente.
Pelo contrário, a Roménia, a República-Checa e Portugal têm o pior desempenho. A Roménia atinge uma quota de 12% de empresas com mais de 1% do volume de negócios através do canal online (menos seis pontos percentuais), a República Checa diminui cinco pontos percentuais para uma percentagem de 25% e Portugal regista uma redução de quatro pontos percentuais para 16%.