Estudo: 31% das frotas empresariais planeiam adicionar automóveis elétricos
As frotas empresariais em Portugal estão mais predispostas para a adoção de veículos elétricos, uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos anos, revela um estudo feito pela Marktest para a plataforma de comércio de veículos Standvirtual. Um total de 40% das frotas empresariais já têm pelo menos um veículo elétrico, 31% planeiam adicionar automóveis elétricos e 25% mostram intenção de fazê-lo nos próximos cinco anos. Apesar de a aposta na eletrificação estar a aumentar, a representatividade de carros elétricos nas frotas empresariais portuguesas mantém-se entre 1% e 10%.
Os baixos consumos e a redução de emissões de carbono são as principais vantagens indicadas pelas empresas para a compra deste tipo de veículos, assim como os benefícios fiscais, a diminuição de custos de combustível e os reduzidos custos de manutenção. Relativamente aos motivos que levam os gestores de frota a considerarem esta mudança, destaca-se a melhoria da autonomia dos automóveis como fator-chave para a intenção de compra de carros elétricos.
Pelo contrário, a ansiedade com a autonomia das baterias, a falta de infraestruturas, o custo inicial de aquisição e o tempo de carregamento, são as principais desvantagens associados pelas empresas aos veículos elétricos.
“Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos, o que obriga as empresas a terem uma postura mais consciente e apostarem na transição para veículos elétricos. As suas estratégias alteraram e a mobilidade sustentável tornou-se um dos principais objetivos de gestão de frotas. Nos momentos de ‘defleet’ e renovação, é expectável que esta opção seja cada vez mais considerada”, comenta Nuno Castel-branco, diretor geral do Standvirtual, citado em nota de imprensa.