FMCG Homepage Newsletter Produção

“Portugal Sou Eu” cria observatório e define novas regras para atribuição do selo

Por a 10 de Dezembro de 2021 as 16:37

Portugal Sou EuO programa “Portugal Sou Eu” reposicionou-se num contexto em que a “crise pandémica veio evidenciar a importância da produção nacional”, criou um observatório e definiu novas regras para a atribuição do selo.

A IV fase do programa que pretende valorizar os produtos e serviços made in Portugal prevê a criação do  Observatório “Portugal Sou Eu”, “com um novo modelo conceptual e novas especificações técnicas para a atribuição do selo que levarão a uma nova tipologia de adesão e à definição de novos critérios”, anuncia a marca, em nota de imprensa.

O programa tem quatro novos embaixadores. A saber:  José Luís Peixoto (escritor), Gonçalo Gago da Câmara (escritor e radialista), Filipa Gomes (chef) e Inês Castel Branco (atriz), que se juntam a Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, D.A.M.A, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Nelson Évora, Rosa Mota e Vítor Sobral.

Os objetivos desta nova fase “focam-se no reforço da utilização do selo, na qualificação das empresas aderentes para uma maior diversidade dos canais de comercialização, no apoio à capacitação das PME [Pequenas e Médias Empresas] para desenvolverem processos de inovação e integração na economia digital e circular, na disponibilização às empresas de informação técnica e operacional, no estabelecimento de relações colaborativas entre PME capazes de potenciar as suas vantagens competitivas, e na sensibilização das cadeias de abastecimento e de distribuição para a valorização da ligação entre a origem do produto e a probabilidade de compra”, lê-se no mesmo documento.

O programa “Portugal Sou Eu”, lançado em dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal, reúne atualmente quatro mil empresas e 1.200 estabelecimentos aderentes.  Estão qualificados mais de 17 mil produtos e serviços para a utilização do selo que, no conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões de euros.

O programa, cofinanciado pelo Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, é gerido por um Órgão de Gestão formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *