Homepage Newsletter Ponto de Venda

Setor europeu de fintech recebe 20 mil milhões de euros em capital de risco até outubro

Por a 6 de Dezembro de 2021 as 15:22

escritorioO setor europeu das fintech (termo que resulta da união das palavras financeiro e tecnologia) recebeu 20 mil milhões de euros em capital de risco até outubro, segundo o estudo “European Fintech Occupier Index 2021”, produzido pela consultora imobiliária internacional Savills, que analisa os principais 24 mercados europeus.

O volume de investimento de capital de risco de 20 mil milhões de euros entre janeiro e outubro supera quase três vezes o valor recorde de 7,5 mil milhões de euros alcançado em 2020.

As fintech são empresas que conjugam serviços financeiros com inovação tecnológica. “O desenvolvimento e consequente amadurecimento do segmento de fintech tem atuado como um fator-chave no crescimento do comércio eletrónico, facilitando as transações comerciais”, lê-se no estudo, que conclui: “quanto mais este segmento crescer, mais se desenvolverá, proporcionalmente, o e-commerce”.

Por outro lado, o desenvolvimento do segmento de fintech na Europa tem também, de acordo com a Savills, sido alimentado por outro fenómeno em crescendo: o green financing (financiamento verde). “Este é um modelo de financiamento cujo foco incide sobre projetos que tenham como objetivo a proteção e sustentabilidade ambiental, refletindo as preocupações que têm marcado a agenda mundial e procurando dar resposta às cada vez mais presentes exigências de sustentabilidade por parte dos investidores”, explica a consultora imobiliária.

Londres lidera captação do investimento

De acordo com o European Fintech Occupier Index 2021, Londres é a cidade que mais investimento consegue atrair para o segmento de fintech, posição que também alcançou na análise de 2020. Nos últimos cinco anos, o segmento londrino de fintech captou mais de 18 mil milhões de euros em capital de risco.

Paris e Berlim surgem em segundo e terceiro lugar, respetivamente, na análise realizada este ano. Amesterdão, de 2020 para 2021, subiu da décima para a quarta posição da tabela e apresenta-se na liderança do green financing na Europa. No final do Top 5, surge a cidade irlandesa de Dublin.

“O nosso País apresenta-se como um destino europeu muito atrativo para o estabelecimento de empresas fintech. Portugal oferece um full package extremamente interessante, aliando um custo de vida abaixo da média europeia a um clima de estabilidade política e paz social e a uma contínua aposta na conectividade através do desenvolvimento das áreas da inovação e da tecnologia”, comenta Alexandra Gomes, head of Research da Savills Portugal, citada em comunicado.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *