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Hubside investe 20 milhões de euros em Portugal

Por a 30 de Novembro de 2021 as 17:23
Crédito: Pierre Vassal

Crédito: Pierre Vassal

Empresa de origem francesa planeia abrir 20 lojas, criar 300 postos de trabalho e atingir um volume de negócios de 10 milhões de euros até setembro de 2022. Próximas lojas inauguram em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro

 

A Hubside iniciou a sua operação no mercado português em junho de 2021 com o lançamento de um serviço para a criação e desenvolvimento de websites.

A Hubside chegou a Portugal com o mesmo objetivo que move a sua presença em outros países da Europa: romper as barreiras da web e tornar a criação de sites acessível a todos, para promover uma paixão, um projeto, um evento ou para digitalizar a sua atividade comercial, graças a uma solução chave na mão e acessível. Queremos criar uma comunidade e conectar as pessoas para que possam partilhar as suas ideias, interesses e hobbies.

Como evoluiu este negócio desde o seu lançamento em Portugal?

A cadeia nasceu em França no final de 2018 e faz hoje parte de um grupo que conta com 2.400 colaboradores e mais de 2.500 parceiros na Europa. Em 2020, após a pandemia e as restrições, a plataforma de criação web registou um crescimento de 75% no número de subscrições e de 95% no número de websites. Ainda é cedo para avaliar a evolução do negócio em Portugal, mas podemos adiantar que estamos muito satisfeitos com a receção da marca e do nosso conceito em Portugal.

Setembro de 2020 marcou uma viragem na história da marca, pois a Hubside lançou a sua própria rede de lojas Hubside.Store, especializada na venda de smartphones novos e recondicionados e produtos multimédia.

Lançada pela primeira vez em França, a rede que já conta com 80 lojas na Europa foi lançada em Espanha em maio de 2021 e em Portugal em setembro de 2021.

Qual o número de subscrições do serviço em Portugal? Além da Fnac, onde comercializam os vossos serviços?

A Hubside é a primeira plataforma de serviços web em Portugal que se comercializa em pontos de venda, entre os quais se destacam as lojas Fnac e logicamente as lojas da nossa própria rede de distribuição Hubside.Store, onde oferecemos acompanhamento personalizado aos clientes em tudo o que se relaciona com a criação de websites na plataforma Hubside. Essa componente de proximidade com o cliente é fundamental. Começar na web nem sempre é fácil e é por isso que era importante para nós sermos capazes de apoiar os clientes da melhor maneira possível, desde a conceção até o lançamento do projeto, para permitir que eles entendessem totalmente a solução e a experiência. O serviço Hubside Web é intangível. Não podemos materializá-lo.

Três meses depois do início de atividade em Portugal, em setembro, abrem a primeira loja física Hubside Store em Lisboa.

No início de setembro, abrimos a primeira loja física Hubside.Store em Portugal, no Centro Comercial Colombo, um espaço de 99 metros quadrados, e estamos muito satisfeitos com o acolhimento.

Já abriram a loja do Vasco da Gama?

A próxima abertura está marcada para novembro no Centro Comercial Vasco da Gama. Será uma loja maior, com 292 metros quadrados.

Qual o conceito do ponto de venda?

As lojas têm como objetivo mergulhar os consumidores num universo que combina a tecnologia e os novos estilos de vida. A nossa filosofia assenta em quatro pontos chave: apoiar o consumo responsável, combatendo a obsolescência programada, algo que fazemos através da nossa vasta gama de produtos recondicionados e área de reparação in-store; colocar as pessoas no centro da experiência de compra tanto nas lojas físicas como online; facilitar o acesso à tecnologia para todos, de uma forma intuitiva e flexível; e oferecer soluções 360º para a vida conectada, através de uma série de serviços digitais e lifestyle.

Como define o sortido?

Criamos um ecossistema focado no cliente e no consumo responsável, onde é possível adquirir dispositivos multimédia novos e recondicionados para todos os bolsos com garantia de 24 meses e em média 40% mais baratos que os novos (smartphones, PC, tablets, consolas de videojogos, realidade virtual, GoPro, entre outros), e também alugar estes produtos e outros produtos de mobilidade urbana (scooters elétricas, drones e karts, e até carros, em breve, entre outros).

Qual o valor do investimento já efetuado no mercado nacional?

O nosso plano é criar, a médio prazo, em Portugal cerca de 20 pontos de venda, o que representa um investimento, por loja, entre 500 mil a um milhão de euros em função da localização, dimensão e estrutura. Assim, o investimento imediato em Portugal ronda os 20 milhões de euros, já que há que somar outros valores além do custo das infraestruturas. A curto prazo, isto é, até ao final do ano, iremos abrir outras cinco lojas em Portugal. Em setembro de 2022, o nosso objetivo é chegar às 40 lojas em Portugal, o que estimamos que se traduzirá na criação de 300 postos de trabalho.

Que localizações estão a estudar?

Em setembro, abriremos a primeira loja no centro comercial Colombo, em Lisboa, e a próxima abertura será no centro comercial Vasco de Gama. Até depois do Natal, a nossa intenção é ter cinco pontos de venda, em vários pontos do País, como Porto, Coimbra, Aveiro, entre outras cidades. Trata-se de localizações já escolhidas, já negociadas e que estão em fase de implementação. No primeiro trimestre de 2022, a nossa estratégia passa por abrir mais dez lojas em Portugal.

O plano de expansão prevê cobertura em todo o País?

Começámos por Lisboa e a intenção é cobrir todo o território nacional, indo ao encontro das pessoas nas grandes cidades e cidades de dimensão média. Em breve iremos abrir lojas no Porto, Coimbra, Braga e Aveiro.

Qual o valor do investimento médio por loja?

O investimento situa-se entre os 500 mil e o milhão de euros por loja, consoante as suas características, localização e dimensão, entre outros.

Serão todas próprias? A partir de quando farão a aposta no modelo de franchising para a expansão? Embora nesta primeira fase a aposta passe pela abertura de lojas próprias, o modelo Hubside.Store é misto, ou seja, além das lojas próprias, apostamos nas lojas franchisadas para a expansão. Em termos globais, e depois de consolidada a marca, contamos ter 20% de lojas próprias e 80% franchisadas.

Em França, abriram cerca de 70 lojas em um ano. Expandiram para Espanha e Portugal. Quais os próximos passos do plano de expansão internacional da marca?

A Hubside nasceu em 2018, em França, e logo em 2019 iniciou a sua expansão internacional, chegando a Espanha. Apesar do desafiante contexto de pandemia, continuámos o nosso plano e hoje estamos presentes também na Bélgica, Itália e Portugal. Em 2020, a marca lançou a sua própria rede de lojas e prevê alcançar um volume de negócios na Europa de 100 milhões de euros em 2021. As próximas etapas serão chegar a mercados como a Suíça e a Alemanha.

Estimam alcançar um volume de negócios global de 100 milhões de euros em 2021. Qual o valor esperado para o mercado português?

O mercado ibérico (Portugal e Espanha) é absolutamente estratégico para nós. Foi por aí que começámos a nossa expansão internacional, que hoje avança a um ritmo entusiasmante. No que diz respeito ao volume de negócios em Portugal, esperamos alcançar os 10 milhões de euros até setembro de 2022.

 

*Entrevista originalmente publicada na edição 396 do jornal Hipersuper

 

 

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