Portugal está entre os país que têm mais resistência na divulgação de dados para pagamentos online
Portugal está entre os países onde os consumidores apresentam mais resistência na divulgação de dados financeiros para fazer pagamentos online, segundo um estudo conduzido pela Maru/Matchbox para o PayPal.
O estudo, realizado em sete países europeus, indica que 64% dos portugueses que fazem compras online revelam o receio de partilhar dados financeiros na hora fazer pagamentos em plataformas digitais.
Portugal, em matéria de divulgação de informações financeiras ou dados dos cartões de débito e de crédito, supera a a Grécia (60%), a Bélgica (52%), a Irlanda (52%), a Polónia (49%), a Holanda (43%) e a Suécia (40%).
Este receio dos consumidores portugueses não impende, no entanto, que o comércio online esteja a crescer no País, uma vez que “acompanha a tendência, por exemplo, na compra online de produtos de mercearia ou nos hábitos de encomenda online de comida em restaurantes para entrega ao domicílio”, refere o documento.
Entre os portugueses inquiridos, 75% dizem comprar produtos de mercearia em plataformas online, enquanto que 76% confirmam o hábito de encomendar refeições para entrega no lar.
As razões para os portugueses efetuarem compras de mercearia online estão relacionadas com a poupança de tempo (72%), a possibilidade de evitar multidões nas lojas (40%) e a não utilização de terminais de pagamento multibanco físicos para inserir o pin (32%).
As pessoas que dão preferência à compra de produtos de mercearia nas lojas físicas justificam a sua opção por preferirem ver a comida antes da decisão de compra (96%) e a visita à loja possibilitar recordarem-se mais facilmente dos produtos necessários em casa (93%).