Homepage Newsletter Ponto de Venda

Interesse dos portugueses pela Black Friday diminui

Por a 23 de Novembro de 2021 as 16:40

black-friday-g61f96d47f_640O interesse dos portugueses pela Black Friday está a diminuir, sendo o maior distanciamento em relação ao evento justificado pelas inúmeras promoções existentes ao longo do ano. Esta é a principal conclusão de um inquérito realizado pelo Portal da Queixa, no qual 75% dos portugueses expressam uma opinião negativa acerca desta época específica de promoções.

“É verdade que a maioria dos portugueses compra quando há promoções, mas também é verdade que há marcas com artigos com descontos o ano inteiro. Esta prática instalada veio reduzir o impacto e interesse em eventos promocionais sazonais como a Black Friday. Os resultados foram apurados num estudo recente conduzido pela equipa do Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal”, refere a entidade, em comunicado.

O estudo indica que 74,5% dos consumidores consideram que a Black Friday já não faz sentido. Os restantes 25,5% ainda veem interesse no evento.

Em termos das compras efetuadas neste período, os consumidores estão divididos, uma vez que 50,80%  afirmam que têm por hábito fazer compras nesta altura.

Mas, numa análise mais fina, apenas 30,4% dos portugueses admitem que fizeram compras no âmbito das promoções da Black Friday.

O maior volume de compras registado na Black Friday de 2020 está ligado ao setor da tecnologia (58,60%), seguido pela categoria de moda (51,60%). “A terceira categoria que registou o maior consumo foi a referente a Livros/Música/Papelaria com 23%. Segue-se a área da Beleza e Cuidados Pessoais, com 15,60%; Produtos Infantis (11,70%); Alimentação e Bebidas (8,60%); Cuidados Animais e “Outros” em ex aequo (6,60%); Mobília e Decoração (5,50%), Viagens (4,70%) e Bilhetes para eventos (1,20%)”, indica o documento.
Quanto à forma como fizeram as compras 37,9% dos consumidores dizem tê-las efetuado em loja física (37,90%). Na loja online, foram 46,10%. Em ambas, 16%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *