Homepage Logística Newsletter

CHEP cria ferramenta tecnológica para aumentar eficiência da cadeia de abastecimento

Por a 23 de Novembro de 2021 as 10:52

CHEPA CHEP, em parceria com a BXB Digital, ambas empresas do grupo Brambles, desenvolveram uma ferramenta tecnológica baseada em IoT [Internet of Things]  com o objetivo de aumentar a eficiência operacional da cadeia de abastecimento dos seus clientes.

A empresa gestora de paletes equipou um conjunto de paletes e contentores com dispositivos de rastreamento no Sul da Europa. O objetivo passa por melhorar o acompanhamento das plataformas e dos produtos transportados. A nova ferramenta possibilita ainda reforçar a segurança, uma vez que evita as perdas de paletes da trajetória circular.

Cerca de onze retalhistas e distribuidores em Espanha, França, Itália e Portugal participaram na fase de testes deste projeto, nomeadamente na deteção de ineficiências e pontos de perda de ativos ao longo da cadeia de abastecimento. Em breve, a Grécia irá juntar-se a este grupo de países.

“Graças  a esta nova solução de rastreamento, aumentámos o controlo sobre os nossos ativos e tivemos enormes ganhos ao nível da segurança nos vários fluxos”, comenta Jürgen Dietz, diretor logístico na cadeia de supermercados DIA, citado em comunicado.

A tecnologia permite o acesso a informações como a localização e a condição das paletes e contentores, à medida que estes se movem na cadeia de abastecimento. As condições de temperatura e de qualidade do produto são mais informações disponibilizadas pela ferramenta tecnológica.

“Combinar as nossas paletes físicas com as nossas soluções digitais possibilita a confirmação sobre a localização exata de uma plataforma ou de um produto e fornece informações valiosas para prevenir de forma proativa perdas, danos e possíveis custos inerentes”, afirma Marco Moritsch, vice-presidente sénior da CHEP para o Sul da Europa, citado no mesmo documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *