Homepage Logística Newsletter

Quantidade de embalagens recicladas cresce 8% em Portugal

Por a 18 de Novembro de 2021 as 11:43

embalagemA quantidade de embalagens recicladas em Portugal está a aumentar. Até outubro, cerca de 400 mil toneladas foram encaminhadas para reciclagem, representando um crescimento de 8% face ao período homólogo de 2020.

Os números são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que justifica este aumento com a articulação com empresas embaladoras e sistemas de recolha de resíduos. Outro dos fatores que está a contribuir para este desempenho são as ações de sensibilização junto dos consumidores. A SPV, que comemora este mês 25 anos, investiu mais de 55 milhões de euros em campanhas de sensibilização e 13 milhões de euros em I&D.

“25 anos SPV são também 25 anos de reciclagem em Portugal. Aos portugueses e a toda a cadeia de valor do fluxo de embalagens, estamos reconhecidos. Os consumidores reciclam mais e as empresas estão, também, cada vez mais empenhadas em contribuir para a sustentabilidade encontrando formas alternativas de consumir menos recursos. Um esforço colaborativo de todos que tem de ser reconhecido e que deve permanecer”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

A política de inovação levada a cabo ao longo dos anos fez com que as empresas clientes da SPV, representantes de 33% das embalagens declaradas, reportassem, em 2019, ter implementado medidas de prevenção, nomeadamente a redução do peso unitário da embalagem, a não utilização de embalagens supérfluas e a incorporação de matérias-primas recicladas.

“As metas da reciclagem de embalagens urbanas (55%) são cumpridas e até ultrapassadas, mas pela frente temos o ambicioso objetivo de chegar aos 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025”, conclui Trigo Morais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *